Tim Cook: “Nunca tivemos o objetivo de fazer um iPhone de baixo custo”

Até que ele falou bastante em uma entrevista sobre os novos celulares

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Lançamentos da Apple geralmente são marcados por muito mistério antes do evento e muito silêncio depois dele. Dessa vez foi diferente: executivos da Apple conversaram tranquilamente com a mídia para falar das novidades nos iPhones e no iOS 7. O CEO Tim Cook foi à Businessweek, da agência Bloomberg, para comentar que nunca foi objetivo dele produzir um celular “de baixo custo”.

Ele disse que a principal intenção da Apple é “vender ótimos celulares e fornecer uma ótima experiência.” É bem verdade, mas isso já existia com o iPhone 5 do ano passado. Segundo Cook, eles descobriram uma forma de fazer o mesmo por um valor menor. Nos EUA, o iPhone 5c custa 99 dólares no contrato de dois anos, enquanto o iPhone 5s sai por 199 dólares. Entretanto, os preços ficam a partir de 549 dólares pelo 5c quando falamos dos aparelhos desbloqueados e sem contrato. Esse deve ser o preço de referência para venda no Brasil.

Tim Cook da Apple
Tim Cook com cara de poucos amigos. Provavelmente estava pensando no Android

Justamente sobre esse mercado doido de celulares, Cook afirmou que existem na verdade dois mercados: “Sempre há um parte porcaria do mercado. Nós não estamos nesse negócio”. Ele complementou dizendo que vai competir “como um louco” pelos consumidores interessados em celulares “que fazem muito para/por eles”. Ao mesmo tempo, o sucessor de Steve Jobs disse com todas as letras que não perde o sono pensando na outra parcela do mercado. “Felizmente, ambos os mercados são tão grandes, e há tantas pessoas que se importam e desejam uma boa experiência para seus telefones e tablets, que a Apple pode ter um negócio verdadeiramente bom.” Faz sentido, ainda que as ações da empresa tenham se desvalorizado numa velocidade impressionante desde que os novos iPhone 5-alguma-coisa foram apresentados.

Cook falou brevemente sobre o arquirrival Android. Nas palavras dele, o mundo atual é muito mais baseado no modelo de dois sistemas operacionais dominantes do que antes (desculpe, Microsoft/Nokia e BlackBerry). Mas o CEO faz o ataque dele: “Quando você presta atenção em coisas como satisfação do cliente ou uso, você vê o enorme abismo entre o Android e o iOS”.

Ainda que ele esteja certo, vale lembrar que o mercado americano está longe de ser o maior do mundo. Há centenas de milhões de possíveis donos de celulares na China interessados em algo barato. Como a Apple vai responder a essa demanda? Mistério.

Capa da "Businessweek" com o trio da maçã
Capa da “Businessweek” com o trio da maçã

A reportagem da Businessweek também traz o chefe de design galã britânico Jonathan Ive e o responsável pela divisão de software da empresa, Craig Federighi. Eles são a dupla encarregada de inventar a próxima geração da plataforma móvel da Apple, que está disponível para download desde a semana passada sob a alcunha de iOS 7. “Eu acho que nós nunca falamos de nossos cargos. Nós falamos sobre como podemos aplicar com eficiência a colaboração que sempre existiu”, segundo Federighi.

Em dado momento, entra Jony Ive em cena para dizer o seguinte: “Colaboração de sucesso, na sua mente, poderia significar que a sua opinião é a mais valiosa e se torna o rumo prevalecente. Isso não é colaboração.” Não há como ter certeza, mas tudo leva a crer que ele falava de Scott Forstall, o cara por trás do iOS que foi convidado a se retirar da Apple após uma divisão interna.

O texto da revista americana não foi o único publicado no fim de semana com base em conversas com executivos da empresa. O curioso é que, neste período em que cubro tecnologia, nunca tinha visto a Apple tão aberta para receber os forasteiros da imprensa. A companhia está se comportando como… uma empresa normal, como a Samsung e a Nokia. Não como a toda poderosa e em certo ponto egocêntrica empresa liderada pelo então CEO Steve Jobs.

A propósito, os lançamentos da Apple foram assunto de um episódio do TB Cast. Os participantes discutiram as cores e o design do iPhone 5c e explicaram alguns detalhes do iPhone 5s, como o processador de 64 bits e o leitor de impressões digitais. Dê play abaixo para ouvir.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados