Início » Arquivos » Negócios » Ballmer chama o Google de “monopólio” e afirma que Microsoft é a única tentando competir com ele

Ballmer chama o Google de “monopólio” e afirma que Microsoft é a única tentando competir com ele

Avatar Por

O presidente global da Microsoft afirmou durante um encontro com analistas nesta quinta-feira (19) que o Google é um “monopólio”. Sim, com todas essas letras, Steve Ballmer disse que a conduta do maior buscador do mundo merece ser discutida pelos órgãos reguladores e com as autoridades que incentivam a competição no mercado.

“Nós somos os únicos caras do mundo tentando” combater o Google, ele disse depois quando perguntado sobre o campo das pesquisas na internet. Quem acompanha tecnologia pode se surpreender… Sério mesmo que o presidente daquela que já foi a toda poderosa do mundo da tecnologia está se lamentando das dificuldades em inovar e manter-se competitivo?

Então fica assim: a gente se encontra em outra ocasião (foto: divulgação / Microsoft)

Mas Ballmer, que deve se aposentar em breve, tem um ponto. Claro que ele advoga em favor próprio, porém isso não faz dele um lunático. O Google é investigado nos Estados Unidos justamente pelas práticas comerciais. A câmara de comércio de lá acompanha de perto os lançamentos do buscador. O equivalente ao Cade brasileiro já convocou inúmeros executivos para prestar esclarecimentos – e daí por diante.

Na Europa também: a Microsoft, a Nokia (cuja divisão de celulares foi adquirida pela MS) e outros fabricantes foram à Justiça contra o Google alegando que o campo das pesquisas não é justo.

Ballmer não se furtou de falar do recente caso do aplicativo de YouTube feito por empregados da Microsoft para colocar na lojinha do Windows Phone. “Eu acredito que eles carecem de pressão das autoridades”, segundo o presidente. Ballmer acrescentou que o Google também vive sem a pressão do mercado. Como você bem sabe, o Google pediu para tirarem do ar. Ele quer que o software seja baseado em HTML5, ainda que os apps oficiais não sejam com essa tecnologia. Por sua vez, a Microsoft diz que é impossível realizar tal feito.

Embora estivesse em um encontro com analistas, o tipo de gente que entende – ou deveria entender – o mercado, o sucessor de Bill Gates como CEO disse que é complicado competir quando as empresas “tem algoritmos da mesma qualidade”, mas o Google consegue uma escala muito maior, o que leva a ganharem mais dinheiro, o que por consequência permite à turma de Mountain View pagar pela distribuição em gadgets da Samsung ou da Apple.

Previsão do tempo no Bing

Previsão do tempo no Bing

Nesta semana o Bing apresentou novidades bastante interessantes, inclusive uma nova marca. Estão indo para cima do Google. Eu confesso que não sei o que acontece, mas parece que as pessoas simplesmente não querem dar uma nova chance à Microsoft. Enquanto isso, o Google abocanha 67% das pesquisas nos Estados Unidos. Dá pra chamar isso de monopólio?

Vale lembrar que a dança das cadeiras no mundo da tecnologia foi assunto do TB Cast. Dê play abaixo para escutar:

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

vitor hugo alves de araujo

Se para ele o Google é um monopólio, então na definição dele o Windows também é um monopólio, tá na hora da câmara do comércio mexer nisso daí então? brincadeira, não consegue ser competitivo e vai chorar para o estado.

Nicholas Oliveira Silva
A Microsoft nunca disse que era impossível, apenas falou que o custo seria muito alto, o código seria complexo e iria demorar muito tempo para entregar, se tornando inviável.
Edmilson Junior
É uma questão de qualidade, testei fazer a mesma pesquisa no Bing e no Google, o bing simplesmente não me deu os resultados que eu procurava, e eu olhei até a quinta página. O Google? Foi o primeiro resultado da busca.
Raphael Rios Chaia
Microsoft.
Carlos Santos
claro, código aberto é ótimo, ainda mais com propagandas a cada duas linhas.
Guto Revoredo
Monopólio não é bom pra ninguém, nem mesmo pra Google.
Marissa do Yahoo.com
Wallison Santos , achoque vc tamal informado,o HTML5 ainda não está terminado, é um produto em desenvolvimento, e o unico problema de elenão funcionar corretamente no Android por exemplo, é justamente o sistema fechado. Veja o exemplo do Firefox OS, todas as api do hardware e do sistema dão suporte ao HTML5, portanto qualquer aplicação, pode usufruir plenamente do hardware e do SO, diferente do Android que maior parte das API apresentão problemas em relação ao HTML5
Marissa do Yahoo.com
Lojinha ? que tendencioso em
Fabricio Neves
Oq é MSFT?
Matheus Oliveira
Não vejo ironia nenhuma nisso. A MS levou meio mundo de porrada por causa dos seus monopólios dos anos 90. Obviamente ela não quer que os governos mundiais tratem o google de um jeito diferente...
Henrique Dourado
vcs querem ver o que a microsoft é capaz para destruir um concorrente , então assistam este documentário, a guerra dos navegadores : http://www.youtube.com/watch?v=0nz-lcuv3TM este documentário é épico !
João Paulo Melo
Intriga da oposição. O Google está a muitos anos à frente dos concorrentes pelo simples fato de usar em seus todos recursos o código aberto. Eu particularmente acompanho cada novidade, e cada uma que sair eu instalo
Renoir Faria
O que me deixa triste é o google ser um monopólio mas não dá a minima para os clientes. Tente reclamar dos arquivos que foram corrompidos durante o upload para o Google Drive.
Eric Mackrodt
Eu acho isso um pouco irônico pois é o sujo falando do mal lavado. A MS nos anos 90 teve diversos processos por práticas ilegais de concorrência e monopólio. NENHUMA empresa desse porte nesse mercado capitalista é santinha. E eu falo isso como usuário satisfeito de diversos produtos da Microsoft, inclusive do Windows Phone.
Yan Gabriel Minário
Mateus Mendonça Difícil conversar com um Galaxy Y...
Exibir mais comentários