A versão final do iOS 7 foi liberada ontem e não demorou muito para que alguém encontrasse uma falha de segurança. Um bug, que envolve a tela de bloqueio e a Central de Controle, permite que qualquer pessoa com o seu dispositivo em mãos consiga acessar suas fotos e compartilhá-las em redes sociais, mesmo se o aparelho estiver protegido por senha.

ios-7-lockscreen

É bem fácil explorar a vulnerabilidade, ainda que o último passo exija um pouco de prática. Os passos são os seguintes:

  1. Com o aparelho bloqueado, abra o aplicativo da câmera;
  2. Pressione o botão Home (você voltará para a tela de bloqueio);
  3. Abra a Central de Controle e toque no ícone do cronômetro para abrir o aplicativo de alarme;
  4. Pressione o botão Desligar até que a tela para desligar o aparelho apareça;
  5. Toque no botão Cancelar e imediatamente pressione o botão Home duas vezes, mantendo o dedo pressionado por um tempo um pouco maior na segunda vez.

Se tudo deu certo, a tela de multitarefa aparecerá. Alterne para o aplicativo da câmera e você terá acesso a todas as fotos e vídeos armazenados no aparelho. As imagens podem ser enviadas por email ou compartilhadas no Twitter e Facebook, o que pode ser um problema se você guarda fotos possivelmente comprometedoras no iPhone ou iPad.

O vídeo abaixo demonstra a falha sendo explorada num iPhone. Consegui executar os procedimentos com sucesso num iPad de terceira geração com iOS 7.

Enquanto a Apple não libera uma correção, a melhor forma de evitar que algum curioso acesse as suas fotos é impedir que a Central de Controle seja acessada a partir da tela de bloqueio. Para isso, entre em Ajustes, toque no menu Central de Controle e desabilite a opção Acesso na Tela Bloqueada.

Com informações: Forbes.

Atualizado às 19h26.

Receba mais sobre iOS 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados