Início » Arquivos » Brasil » Claro tem SAC tão ruim que foi multada em R$ 30 milhões

Claro tem SAC tão ruim que foi multada em R$ 30 milhões

Ministério Público e órgãos de defesa do consumidor havia pedido R$ 301 milhões

Avatar Por

A Justiça Federal condenou a operadora de telefonia Claro a pagar R$ 30 milhões por danos morais coletivos ao descumprir a regulamentação do Serviço de Atendimento ao Cliente. A decisão foi divulgada na última terça-feira (17). Inicialmente, os responsáveis pela ação pediram indenização dez vezes maior (!), de R$ 301 milhões. No fim das contas, a Justiça considerou “razoável” a condenação no valor já citado.

Colocando em perspectiva, a penalização equivale a um terço dos investimentos da ordem de R$ 100 milhões que a América Móvil fez na rede Wi-Fi compartilhada entre Claro, Embratel e Net. Em relação aos investimentos na rede 4G, a multa equivale a pouco mais de 1% dos R$ 2,4 bilhões provisionados para a adoção da tecnologia.

A ação conjunta contra a empresa foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, os Ministérios Públicos do Distrito Federal, do Tocantins e do Pará, junto com órgãos de defesa do consumidor. Eles alegam que a companhia de origem mexicana ignora tanto o Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto a Lei do SAC. Uma rápida lida pelo decreto e você percebe uma série de determinações que não só a Claro, como todas as demais operadoras, descumprem sistematicamente no atendimento prestado aos consumidores.

Por favor, aguarde. Seu clique é muito importante para nós!

Por favor, aguarde. Seu clique é muito importante para nós!

Os mexicanos estão em situação pior porque o número de reclamações contra a Claro cresceu 127% de janeiro de 2009 a abril de 2011, de acordo com o processo. Nas demais operadoras, o número de queixas subiu muito menos: apenas 9%.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou em nota que as reclamações colocam a Claro como recordista de queixas dentro do setor de telefonia. Embora o processo inclua dados de dois anos atrás, os advogados públicos disseram que a insatisfação com dela só fez crescer de lá pra cá. “Não resta dúvida de que os vícios de qualidade do SAC atingem a todos, e não apenas ao grupo de consumidores que contratou os serviços de telefonia, tampouco se limita aos que registraram reclamação nos Procons”, informa a decisão.

Eu tentei falar com representantes da Claro, mas a operadora não vai comentar o assunto.

Ainda cabe recurso. Nós não sabemos se a operadora recorrerá. Caso não o faça, a operadora de telefonia depositará o montante no Fundo de Defesa de Direitos Difusos, uma espécie de conta pública que serve para financiar diversas entidades ligadas com a defesa do interesse público.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos nascimento

Horrivel é pouco. Quem conhece esta merda, passa longe. Nao contrate este serviço desta claro, ou passara muita mais muita raiva. Pior do que todas, inclusive dos serviços de internet, este entao, aff. Que bosta rala, viu. Merda de diarreia, peido de batata doce com repolho.

Paulo
É uma vergonha como um serviço tão caro como só tem aqui no Brasil,é e continua sendo um dos piores. ainda lançam propagandas de que ganhou premios por ser a "melhor" internet 3G do Brasil; PIADA NÉ? e o s atendentes não sabem resolver nada; e os órgãos públicos ANATEL tambem não tomam nenhuma iniciativa,enquanto isso o consumidor é o que passa raiva com serviços péssimos e atendimento por parte das operadoras (quando se consegue falar com alguém) é pior ainda. será que um dia teremos ao menos algo próximo do bom serviço????
Rafaella Wolf
Tá acontecendo isso comigo. Sério, tô uns 3 meses pagando conta de um chip que eu já cancelei
Amanda
Horrível ainda é muito pouco pra esse lixo , que arrependimento , minha definição é Lixo ,Lixo e Lixo .
Maria Nilza Lima Leosvaldo
como se fosse pouco o mal atendimento agora a gente compra credito e não pode inserir no claro fixo alem de ser muito dificil encontrar a maquininha disponivel comprar creditos tudo ficou pior depois que mudou para claro, e a gente tem que aguentar tudo e todos os tipos de abuso mais que porcaria de mundo é esse,que o consumidor não tem direito a nada??????????????????????????????????????w
Arnaldo Furman
Infelizmente o serviço e o atendimento continuam de pessima qualidade, parece que a multa não foi o suficiente para mudarem. Os lucros compensam o mal atendimento e a propaganda enganosa. E a ANATEL continua inoperante.
Diana Lucia
Dono da Claro?
Diana Lucia
Há algumas semanas a claro me enviou uma mensagem dizendo que eu teria uma degustação da internet 3g por uma semana, sendo que minha internet é a de 50 centavos, e estava tudo muito bem pq tenho internet banda larga em casa e no cel só me serve para conversar no face de vez em qndo, nada mais. Depois da tal degustação, que nem utilizei de fato, recebo outra mensagem avisando-me que a degustação havia terminado e que eu teria informações à respeito, mesmo não me interessando sobre, nem a Claro sabendo disso. Ok. Certo dia no face, minha internet de 50 centavos para, não consigo acessar a net como sempre acessei. Percebo uma mensagem que me avisa que utilizei 100 por cento da franquia de minha INTERNET 3G MAX CLARO, e que eu teria que pagar 22 reais adicionais para restabelecer a velocidade e ter minha internet de volta. Liguei para Claro e pedi que retirassem a tal 3g pq eu não havia comprado nem mesmo estabelecido algum compromisso com eles e essa 3g max. O atendente me avisou que em 24 hras minha internet de 50 centavos estaria de volta e que não receberia mais cobrança da tal 3g. Já se passaram 2 semanas e o problema continua. Como uma empresa te lesa, te rouba, te desrespeita e te trata como um perfeito idiota ao ponto de crer que passará a perna em vc como perfeitos moleques marginais, e continuam no erro, sem se importar com o nome da empresa e seus clientes?? Vivem de quê?? De brisa?? Não sabem que dependem de nós??? Acumulam processos por esporte?? Claro, LIXO do Brasil
portela.thiago
Pra um serviço onde as atendentes falam "Craro", pode-se esperar o q?? (é sério, isso aconteceu cmg e eu não conseguia deixar de rir quando ela falava)
Vanderson Lima
Uma vez eu avaliei com a nota 3 e logo depois recebi uma ligação de outra pessoa da vivo para saber o motivo dessa nota baixa.
Vanderson Lima
Uma pergunta de uma pessoa que nunca foi cliente claro. A Claro tem aquele esquema de dar nota ao atendente? Na vivo eles pedem para o cliente avaliar até o funcionário das lojas físicas. Sempre que vou em uma loja da vivo, depois de uma hora recebo um sms para dar nota ao atendimento de (Nome do funcionário).
Rodrigo Fante
Ibraim A. Lima Nunca ligou também né? é horrível
Thiago Shariban Nunes
Kelly Rodrigues Não sei se foi sarcasmo ou não, mas foi genial. Se nem eles conseguem lhe ligar é por que de fato não conseguem manter a qualidade do serviço.
Nilberto Melo
Nossa, nem lembrava mais da Tess, de quando eu morava em Hortolândia/SP kkkk
Thássius Veloso
No Rio era Claro Hall.
Exibir mais comentários