Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Novo beta do Twitter para Android mostra interface renovada e menu lateral

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A entrada do Twitter na bolsa de valores não é a única novidade do serviço: sem qualquer alarde, a empresa revelou também a versão 5.0 Beta de seu app para Android, que se destaca por sua interface quase totalmente reformulada e, infelizmente, por estar disponível somente para um grupo fechado de usuários.

A principal novidade é que agora o aplicativo exibe mais abas, cada uma atrelada a uma funcionalidade específica do serviço: Início (a timeline), Notificações (que aparece como “Notifications” em português, mas é um erro tolerável para um software beta), Mensagens Diretas, Atividade, Assuntos do Momento (equivalente à aba #Descobrir), Pessoas e Eu (mostra o seu perfil).

Twitter 5.0 beta para Android

Twitter 5.0 beta para Android

Na prática, isso significa que você pode acessar com um simples arrastar de dedos recursos do Twitter que, atualmente, estão mais escondidos, como é o caso das mensagens diretas.

É com este arrastar de dedos que você alterna entre as abas e, apesar de estarmos falando de uma versão beta, este procedimento funciona bem: o carregamento das informações me pareceu muito mais rápido e fluído que na versão 4.x do app.

Este monte de abas não é a única novidade: como para algumas pessoas pode ser pouco prático ficar alternando entre elas, também é possível acessá-las a partir de um menu lateral que aparece instantaneamente na tela assim que o logotipo do Twitter no canto superior esquerdo é clicado:

Menu lateral do app

Menu lateral do app

Como estas mudanças na interface são bastante expressivas, até que faz sentido o Twitter disponibilizar o aplicativo apenas para um grupo fechado. O acréscimo de abas, por exemplo, dá acesso mais rápido aos vários recursos do serviço, mas parece poluir a interface, fazendo este aspecto merecedor de uma avaliação mais cuidadosa. Além disso, vez ou outra o programa fecha sozinho, deixado claro que ainda precisa ser ajustado.

Ah, e se você tinha expectativas de não se deparar mais com aquelas linhas azuis de conversações em ordem cronológica, lamento informar que elas estão lá, bem presentes.

O Twitter não informou quando pretende lançar a versão final do aplicativo. Para os usuários dispostos a serem testadores, o procedimento padrão é se inscrever neste grupo para ter acesso liberado à página do programa no Google Play. O problema é que o grupo parece não estar aceitando novos usuários.

A alternativa é esperar pelo lançamento (não deve demorar muito) ou procurar na internet por um arquivo .apk da versão beta disponibilizado deliberadamente, mas se você o fizer, já sabe: é por sua conta e risco.