Uma das novidades do iPhone 5s é o processador A7, que a Apple orgulhosamente apresentou como sendo o primeiro chip de 64 bits num smartphone. Como prevíamos, a Samsung não ficaria calada: a sul-coreana anunciou que a sua próxima geração de smartphones também acompanhará a evolução.

Em entrevista ao Korea Times, JK Shin, o chefe da divisão de dispositivos móveis da Samsung, afirmou que acompanhou a cobertura da imprensa sobre o anúncio dos novos iPhones e acrescentou que “os próximos smartphones terão capacidade de processamento de 64 bits”, apesar de dizer que os aparelhos não serão lançados no curto prazo.

iPhone 5s: primeiro smartphone com chip de 64 bits (Foto: TechCrunch)

Mas para que serve um processador de 64 bits num celular? Este artigo do CNET cita algumas implicações dessa transição. A intenção não seria melhorar o desempenho, mas sim se preparar para o futuro. O hardware precisa evoluir primeiro para que os softwares façam o mesmo. Também há a questão da barreira dos 4 GB de RAM, que cedo ou tarde será ultrapassada, especialmente nos iPads. E, para a Apple, isso facilitaria a possível transição dos Macs para a arquitetura ARM, como apontado por um antigo rumor.

A migração para os 64 bits também é algo natural porque esta é uma das novidades da arquitetura ARMv8, que traz melhorias de desempenho e várias outras mudanças, como as instruções de criptografia embutidas, que podem diminuir o consumo de bateria em alguns casos, e a capacidade de lidar melhor com operações matemáticas mais complexas.

Além da Samsung e da Apple, outras empresas licenciaram a nova arquitetura, como Qualcomm, Nvidia e AMD (que já anunciou chips ARM de 64 bits para servidores). Os chips Cortex-A53 e Cortex-A57, que são baseados na arquitetura ARMv8 e suportam instruções de 64 bits, em breve estarão sendo produzidos em massa, então espere por eles no Galaxy S5 ou qualquer outro smartphone caro lançado no futuro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhonny Stark
não, não é nenhuma espécie de brincadeira .. e mais , pra quem ainda não sabe a apple possui um sistema operacional Otimizado , e com 1gb de RAM 64 bit deixa os iPhones acima de muitos Androids com 2Gb RAM ...
Abimael Eugenio
64 bits para 1 GB de RAM ? a Apple só pode estar brincando ou duvidando da nossa inteligencia.
Leonardo Ribeiro
como sempre as pessoas acham que a apple sempre inova, quem fabrica o processador da apple é quem? samsung entao se for falar quem inovou ai, a samsung inovou mais que a apple, e 64bits ja existia, só passou para um sistema movel
Davi Kallebe
Inovou? Entendi o que quer dizer, mas acredito que não seja o certo, 64-bits já existia, acredito que a melhor expressão seria "deu outro passo a frente".
Bruno B S Cabral
Charles Buss concordo, porém o iOS tbm já está otmizado para 64bits, realmente preparado para o futuro. E quanto mais cosas em 64bits, melhor, avançaremos mais rápido que a transição lenta e ainda confusa que arrecadamos do windows.
Charles Buss
pelo que eu sei a respeito disso.. isso é e nao é verdade.. acho que a transição do iPhone para o 64-bits vai ser diferente da transição realizada no PC, acredito que SIM o 64-bits traz melhor desempenho do que o 32-Bits, mas nao adianta o hardware suportar e o sistema também se 90% dos softwares que instalamos no PC sao 32-Bits e a minoria 64-bits nao aproveita bem o poder que tem... Digo que o diferencial do processador no iPhone vai ser que o IOS 7 e a API pra desenvolvimento pra plataforma ja vem prontos pra aproveitar isso...
trovalds
Só que a Apple não tem que se preocupar com um mercado em que existem MILHARES de aparelhos, com seus fabricantes embutindo cá e lá suas peculiaridades, criando APIs próprias e etc. Os 64-Bits não podem ser tão bem aproveitados agora, mas acredito que em um futuro iOS com certeza teremos algo sim melhor em geral do que os atuais 32-Bits. Quem sabe esse é o passo para a unificação do iOS com o MacOS em um futuro próximo.
Willian Lemos
KKKKKKKK
Leonardo Castro
Muito leigo que se mente a comentar em cima do produto sem conhecer o mercado de TI. Procurem saber sobre a fabricação do Processador A7 e outros processadores mobile. Abraçam a briga comericial dessas empresa e não ganham nada pra isso.
Felipe Arimatéia Terra Souza
O problema da Samsung não é processamento, e nem precisa de um 64bits agora. O problema dela é software. A customização do Android caga com o sistema operacional. E outra só acredito nos 64bits da Apple quando descobrir a quantidade de memória RAM que tem esse iPhone. E para exemplificar: http://www.extremetech.com/gaming/166244-iphone-5s-the-64-bit-a7-chip-is-marketing-fluff-and-wont-improve-performance
Max Souza
Não sei porque tanto "espanto"... O Aton que equipa meu Razr i tem suporte a 64 bits e mesmo assim, Motorola não fez nenhum enxame (certo que o Android instalado não é 64 bits, ainda...). Mas concordo com a Apple em pensar no futuro lançando o iPhone com suporte a 64 bits, logo, espero um iPad mais turbinado!
Bruno Nogueira
Marketing
Andre Badiani
Bom acho que a Apple inovou de novo pois depois que ela anunciou o processador com 64bits as concorrentes já começaram a falar que vão fazer o mesmo, a questão é a seguinte sera que o android vai rodar bem com a arquitetura 64 btis nesse primeiro momneto? e o mais louco e que ninguem falou que ele não veio com o dlna
José Vicente
É só comprar a versão google, como o Galaxy S4 google version, ou partir para os nexus, como eu fiz.
Vinicius Bartholdi
Em breve: Galaxy Server.
Exibir mais comentários