Exynos 5 Octa vai virar um chip octa-core de verdade

HMP faz com que os oito núcleos trabalhem ao mesmo tempo

Paulo Higa
Por

Alguns smartphones caros, como o modelo 3G do Galaxy S4 e o chinês Meizu MX3, são equipados com o chip Exynos 5 Octa que, embora possua oito núcleos de processamento, pode usar apenas quatro deles ao mesmo tempo. Essa limitação está prestes a acabar: a Samsung anunciou ontem uma solução, a ser lançada no quarto trimestre do ano, para transformar o Exynos 5 Octa em um chip octa-core “de verdade”.

O Exynos 5 Octa tem dois conjuntos de processadores. Um deles possui quatro núcleos Cortex-A15, que possuem alto desempenho e são ativados quando tarefas mais pesadas estão sendo executadas. O segundo traz mais quatro núcleos Cortex-A7, que não são tão rápidos, mas têm maior eficiência energética e ajudam a economizar bateria quando o aparelho não está sendo muito exigido. Essa é a tal da tecnologia big.LITTLE, desenvolvida pela ARM, demonstrada no vídeo abaixo.

Uma solução chamada Heterogeneous Multi-Processing (HMP) faz com que chips baseados no big.LITTLE trabalhem com os oito núcleos ao mesmo tempo. Com isso, as tarefas mais pesadas e com maior prioridade são automaticamente enviadas para os núcleos Cortex-A15, enquanto as mais leves vão para os Cortex-A7, tudo de maneira transparente ao usuário.

Na prática, usar os oito núcleos ao mesmo tempo aumenta o desempenho, mas ainda não sabemos o impacto do HMP no consumo de energia. A bateria pode durar menos, claro, mas também pode durar mais: dividir o processamento em vários núcleos faz com que cada um deles trabalhe menos e consequentemente gaste menos energia. É a mesma ideia por trás daquele chip de 48 núcleos para smartphones feito pela Intel.

O Exynos 5 Octa 5420 chega no quarto trimestre do ano com quatro núcleos Cortex-A15 de 1,8 GHz e quatro Cortex-A7 de 1,3 GHz, já compatível com o HMP. A Samsung ainda não revelou se o Exynos 5 Octa 5410, presente no modelo 3G do Galaxy S4, também funcionará com oito núcleos futuramente. Segundo o Ars Technica, uma atualização de software seria suficiente para habilitar o HMP em um chip big.LITTLE.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados