O reality show Big Brother Brasil estreia somente na terça-feira (12/jan), mas a TV Globo lançou hoje um aplicativo que vai ajudar na divulgação do programa. A Realidade Aumentada do Big Brother Brasil (BBB) 10 permite que usuários de computador “interajam” com os participantes da casa, por meio da webcam.

A equipe de produção do programa anunciou o novo recurso no Blog da Produção. Para usar a realidade aumentada é preciso acessar uma página especial e baixar um PDF no qual há uma figura que será identificada pela câmera do computador. Em seguida, o usuário deverá baixar o aplicativo de cada um dos participantes do reality show. Há versões para Windows e para Mac OS.

Eu fiz o teste no meu MacBook White – que eu amo e odeio ao mesmo tempo. Como não poderia deixar de ser, escolhi a tuiteira-usuária-de-script e publicitária Tessália (@twittess) para brincar com a realidade aumentada do BBB. Imprimi o PDF e baixei o aplicativo dela para Mac. O resultado você confere abaixo:

Twittess na tela do meu MacBook. Ela é uma das "sisters". (Clique para ampliar)

Twittess é uma das "sisters" do BBB 10. (Clique para ampliar)

Não sei se o problema foi com o MacBook, mas o vídeo capturado não estava a 30 fps (quadros por segundo), resultando em uma reprodução meio lenta. Assim que coloquei a figura com o “B” na frente da webcam, fui surpreendido com uma Twittess dando tchauzinho e fazendo sinais. Nada mais do que isso. Movimentar o papel significa movimentar a participante.

É a primeira vez que vejo um programa de televisão brasileiro de grande audiência fazendo uso da realidade aumentada. Agora é esperar para ver como os usuários farão uso da tecnologia e se ela será empregada em mais produções.

Uma coisa, no entanto, é certa: a realidade aumentada (RA) veio para ficar. De acordo com a empresa de análises Juniper Research, o mercado de realidade aumentada movimentará mais de US$ 700 milhões em 2014.

[Atualização em 12/jan às 22:20] A equipe de produção do BBB 10 colocou no ar mais uma opção de realidade aumentada. Dessa vez trata-se da casa do Big Brother: o quarto Tattoo, que tem tatuagens cobrindo móveis, tapetes e até mesmo as paredes. A visualização desse quarto em 3D está disponível para computadores com Windows (.exe) ou Mac OS (.command).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafaela
Cara, Eu sei de tanta coisa!Eles são os Iluminates procurem você próprios... A globo mente.O povo não é bobo abaixo a rede globo.´ procure sobre a FEMA,OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO,OS CACHOES DE PLASTICO NA EUA ,SOBRE OS ILUMINATES. O unico q agora eu confie e entrego minha vida é para Jesus! BY:Rafaela
Wesley
Não consegui utilizar a realidade aumentada do BBB no windows seven nem por modo de compatibilidade, alguem sabe uma solução???
leticia e amanda
amamos o bigbroder 10 de paixão de merda
leticia
ae amei de paixão o big brother 10
amanda
adorei o bigbrother 10
Luciane
Fiz a assinatura do programa pela net para assistir o big brother 10,sendo que estou insatisfeita e muito chateada,pois essa turma que está, dormem o dia todo ,fora o sister Michel e Tessália ficam o tempo todo falando baixinho,vcs deveriam escolher melhor os participantes,sempre assisto,mais esse está lamentavelmente monotomo demais. Atenciosamente Luciane Mustafa
Glaucio
OLAA MUITO LEGAL SEU BLOG UMA PERGUNTA USO WINDOWS SEVEN ULTIMATE NENHUM DOS R.A FUNFARAM NELE VC SABE ME INFORMAR O QUAL MOTIVO?? "OS ARQUIVOS ESTAO CORROMPIDOS POR FAVOR BAIXE NOVAMENTE.... mesmo baixando nao da em nada. thank's
@gabrielcs
O site da Claudia Leitte também tem RA. http://www.claudialeitte.com.br
Rodrigo
E eu imaginando algo tipo a VirtuaGirl, hehehe...
Nigro
Ah, quer dizer que bundinha mesmo nem pensar né? #epicfail
Desenvolvedor
Olá Thassius ! Parabens pelo Site e pelo Review. Junto ao lancamento do R.A do BBB, colocamos algumas dicas para melhorar sua experiencia. O Video sim esta a 30fps, porem, o software automaticamente detecta o quando o seu sistema fornece de throughput e por isso pode ser que vc nao veja em 30fps, lembrando que o sistema precisa atender usuarios com computador muito ultrapassados a super modernos, dessa maneira há de se ter uma restrição, não adiantaria colocar um sistema de R.A extremamente sofisticado se apenas 1% pudesse ver. Vamos a algumas dicas para melhorar sua experiencia e ver sua favorita a 30fps ! Abra o software da camera, e veja se ela esta capturando rapido, se esta deixando vc com "rastro" de motionblur, se sua camera nao filmar a 30fps... o sistema nao entregara seu Brother favorito a 30fps... Normalmente isso acontece quando a camera tem o sistema de exposicao automatica ligada, desligue ele na propriedade da sua camera, e coloque a exposicao no meio, deixe seu local de trabalho Bem iluminado, Quando as cameras usam exposicao automatica, elas usam de 5 ou mais frames acumulados para conseguir exibir 1 com a claridade adequada... dessa forma vc estaria quase a 6fps !! desligue foco automatico... Isso atrapalha muito tb... Alias essas dicas sao para qualquer programa de R.A. Um forte abraco.
Thássius Veloso
Não é possível ver as costas dela.
Thássius Veloso
Creio que, conforme as empresas liberem mais dinheiro para a realidade aumentada, mais sofisticados os programas serão e a imersão será maior.
Diego
Sinceramente, eu acho a realidade aumentada inútil pelo menos por enquanto. Talvez exista ou venha a existir outras utilidades melhores pra ela, mas até o momento, só a vi sendo usada desse modo, para fazer aparecerem animações na tela do computador.
Alberto Lage
Dá pra ver de costas e de lado ou o negócio é falsa realidade aumentada?