Quando a Microsoft resolveu mudar o seu player de música, ela criou o Xbox Music, um serviço de streaming, loja e player de músicas que funcionaria no Windows 8, no Windows Phone e no Xbox 360. Depois de um tempo, o serviço ganhou acesso web e agora recebe também aplicativos para as plataformas concorrentes, além de novas funções na web e no vindouro Windows 8.1.

A interface do aplicativo foi remodelada totalmente no Windows 8.1. Ela ficou bem parecida com a versão web, que era bem mais amigável e que, nos EUA, está de graça. Se você tem uma conta da Xbox Live americana, pode aproveitar músicas via web sem ter que pagar nada. Para contas nacionais ainda é preciso selecionar uma forma de pagamento e a página de suporte mostra um avatar #chateado. Esperamos que o acesso livre chegue por aqui também.

Todas as telas do Xbox Music

Todas as telas do Xbox Music

Diferente da versão web gratuita, os aplicativos para plataformas concorrentes já estão disponíveis por aqui e totalmente em português. Se você for assinante do Music Pass e dono de um Android (que não seja o Razr i, pois o app é incompatível com ele, provavelmente por causa do processador Intel) ou de um iPhone (nada de iPad) pode ouvir sua coleção de músicas quase igual a um usuário de Windows Phone. Quase: os aplicativos dos concorrentes não possuem o modo offline, mas a Microsoft diz que isso chega nos próximos meses.

Além desses aplicativos, em breve teremos o Xbox One. O sonho de jogar ouvindo suas músicas será realizado com o novo console, que foi pensado como multi-tarefas desde o começo. Outras novidades na atualização são a possibilidade de fazer playlist baseada em artistas e a integração com o Bing no Windows 8.1, que possibilitará até escanear uma página da web para tocar os artistas citados.

Por aqui, o serviço continua cobrando R$ 14,90 por mês ou R$ 149,90 por ano. Para mais informações, você pode ler o release oficial, em inglês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Ferreira
Jogava GTA IV ouvindo as músicas que eu coloquei no HD no meu Xbox... Nenhuma novidade. Além de que quem joga ouvindo música é um fanfarrão, não um gamer. Em exceção jogos de corrida e os que você já enjoou da trilha sonora/ já jogou 1 bilhão de vezes.
João Paes Neto
Ele funciona com músicas que estejam no PC da rede ou em algum dispositivo plugado nele. A coleção do Xbox Music só funciona no app.
André Noia
Eu já assinei Rdio, Deezer e agora estou no Xbox Music por conta do Windows Phone 8. De cara eu posso dizer que a experiência no Windows Phone é bem frustrante. É praticamente impossível criar playlists com as músicas. E se vc as cria, não é possível editá-las sem refazê-las novamente. Portanto, esqueça playlist para academia, caminho da balada etc. O processo de adicionar as músicas offline em si é muito tranquilo e se integra com os mp3s que você já tem na sua coleção. A interface web é simplista demais e não se integra muito bem com o telefone. Por exemplo, ao adicionar um álbum na sua coleção pela web ele é replicado para o celular, mas não permite que vc sincronize esse álbum para que fique offline. O Rdio no Windows Phone padece dos mesmos problemas e trava demais. Também não cria listas. O Deezer tem uma interface linda, mas o Windows Phone insiste em fechar o processo dele. Quando retorna, não carrega direito. Daí é necessário voltar todas as telas para depois abrir o aplicativo novamente para que ele carregue listas locais e online novamente. Fora que tudo que você sincroniza no Deezer vai ocupando a memória do aparelho (que não é muito grande), pois me disseram ser uma limitação do sistema (que aplicativos não podem escrever no cartão de memória). Bem estranho, pois o Xbox Music grava no cartão.
Fabio Mauricio
Já estou usando no iPhone 4.
Vitor Salvatore
Nem tinha lido a matéria ainda, mas, acessei ao Xbox Music na Web e vi uma música que gosto, e quando dei play, pensei que ia ser só 30 seg, e vi que era a música inteira! Lembrando que minha conta do Xbox é americana!
Peterson Alan da Silva
"O sonho de jogar ouvindo suas músicas será realizado com o novo console, que foi pensado como multi-tarefas desde o começo." mas o Xbox 360 faz isso desde o Lançamento, lembro de Jogar Forza 2 ouvindo minhas musicas