Início » Arquivos » Jogos » Fundador da Atari diz que a Nintendo pode estar caminhando para a irrelevância

Fundador da Atari diz que a Nintendo pode estar caminhando para a irrelevância

Avatar Por

Parece que ninguém está a fim de aliviar para o lado da Nintendo. Após críticas vindas de todos os cantos, chegou a vez do presidente e fundador da Atari se pronunciar sobre a companhia. Segundo Nolan Bushnell, a Nintendo pode estar em “um caminho para a irrelevância”, tendo em vista as fracas vendas de seu último console.

Em uma nota à parte: esta notícia não tem valores “partidários”, contudo, as vendas do Wii U ainda não corresponderam ao esperado pelo mercado financeiro e cada unidade vendida do console significa uma baixa nos lucros da Nintendo.

Numa entrevista cedida à BBC durante a Campus Party de Londres, Bushnell destacou a posição difícil da empresa e a inconsistência em seus lançamentos: “eu não acho que dispositivos portáteis exclusivos para jogos ainda façam algum sentido. Não quando você tem um iPod ou um microtablet Android”, disse.

wiiu

Analistas de mercado andam traçando paralelos agressivos entre a queda da Atari após o lançamento do Atari Jaguar, em 1993, e o lançamento do Wii U. Ambos tiveram a expectativa de mudar o mercado, mas acabaram estagnados. Uma comparação um pouco exagerada, em minha opinião.

No mês passado, a companhia anunciou o lançamento do Nintendo 2DS, uma versão mais barata e sem 3D de seu último portátil. “Falando de mercado de consoles, eu penso que ele esteja truncado. A Nintendo sempre teve uma preferência por jovens – eles atingiram os menores de 12 anos muito bem, e os outros caras atingiram os maiores de 12”, opinou Bushnell, que atualmente tem se aventurado pelo mundo das previsões sobre a indústria de jogos. Recentemente, o fundador da Atari declarou que o Xbox One seria o “grande vencedor” desta geração de consoles.

O visionário “pai do videogame” também falou sobre a queda da Atari após um “começo glorioso”, que aparentemente ocorreu por conta do abuso de “charlatões corporativos”, e disse acreditar no potencial da nova onda de dispositivos de realidade virtual, como o Oculus Rift. De acordo com ele, tendo consertados os problemas de lag do display e da sensação de enjôo por movimento presentes frequentemente nesse tipo de aparelhos, os óculos têm grandes chances de obter sucesso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Daniel Nunes Santos
A Nintendo deveria vender as suas franquias e funcionários para a Sony ou Microsoft Studios
Pedro
a nitendo não deveria sair do br
nelson-almeida
Nolan Bushnell deveria olhar era para o próprio nariz ao invés de "arriscar" previsões de um mercado em que ele mesmo faliu! Se a Atari afundou foi porque ele não soube administrar, deixando qualquer desenvolvedora fazer jogos para o console e sem uma política eficiente de controle de qualidade, coisas essas que a Nintendo criou no mercado de jogos e é alicerce para o mercado desde então! A Nintendo ainda pode dar a volta por cima, funcionários competentes e criativos e dinheiro em caixa ela tem pra isso!
Daniel Neves
Nintendo irrelevante? Me poupe. Só quem não conhece a Nintendo para dizer que é "só" mario, zelda e Pokemon. Pikmin, Animal Crossing, Fire Emblem, Donkey Kong, Kirby, Star Fox, Metroid, série Wii. Ixe...
Daniel Neves
Eugenio Hertz A notícia é sobre a NINTENDO(leia título).
tanure.pedro
Engraçado, tenho quase certeza que a Atari já faliu e fechou as portas um punhado de vezes. E a Nintendo não. Eu nem sou Nintendista, mas é bobagem falar isso aí só por conta das vendas do WiiU, desconsiderando a carteira de franquias que a Nintendo possui e o "boom" prestes a acontecer com Pokémon X/Y.
Léo Simas
Douglas Baldan Fracassos ensinam muito mais que sucessos.
Gregory Kubya
eugenio, eu mensionei o 3ds pq ele começou do mesmo jeito.. de certa forma até pior que o 3ds e hj ele comeu todo o espaço de video game portail.. o psvita tv é prova disso.. é uma tentativa de salvar a plataforma transformando ela em um console de mesa barato.. e se vc olhar a historia o ps3 teve um começo tão ruim ou pior que o wiiu.. e olha o final da geração dele.. os 3 consoles da geração passada ficaram emparelhados não da pra saber qual que foi melhor pq cada um ganhou num aspecto e numa região diferente.. eu acho que condenar um console antes de dar tempo dele mostrar uq pode é querer matar o console antes da hora.. toda essa especulação que existe em cima do wiiu só atrapalha ele nao ajuda em nada.. e pareçe que ninguem olha por esse ponto.. só diz que ele é uma merda e ponto.. sim o mercado mudou.. na minha opnião pra pior.. pq td mundo prefere ficar batendo numa tela de celular ou tablet duq jogar um jogo de verdade.. ou jogar 10 jogos de tiro iguais duq um jogo complexo como um zelda, que vc tem que pensar ao inves de dar tiro em tudo que se meche..
portela.thiago
ainda acho q o 2ds vai vender bastante
Marcelo Costa
sem contar que o Wii foi o primeiro console a vender 1 milhão de cópias em um ano, só nos Estados Unidos.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Eugenio Hertz , concordo em partes. Se fosse assim, em teoria nenhum console teria vingado após a popularização dos PCs, mas sabemos que não é o caso. Da mesma forma a Nintendo com o 3DS, que vende absurdamente bem e tem diversos títulos (próprios e de 3ºs) exclusivos que vendem console como água. A Nintendo soube diversificar o portfólio de público alvo dela, e apesar do WiiU estar lento e quase parando, ele provavelmente vai conseguir "empatar" seus prejuízos e lucros quando começarem a lançar Metroids e Zeldas da vida. O interessante é que parece que todo mundo que paga pau pro PS3 hoje (e prega o fim da Nintendo por causa do WiiU) esqueceu que ele deu prejuízo de US$ 3,5 bilhões nos primeiros 2 anos de vendas. Só começou a andar no terceiro ano e deslanchou mesmo do quarto em diante.
EFG
Claaaaaaaaro.... a Nintendo vai liberar a maior franquia exclusiva dela para outros consoles. Não quer Mario, Donkey Kong e Metroid também? :p
EFG
MAIS remakes? NOOOOOOOOOOOOOOOO............
EFG
Sim. a criatura infeliz que desenhou o 2DS é uma dessas coisas.
Eugenio Hertz
a notícia é sobre wiiU... não sobre 3ds. e realmente o que o velhote disse tem uma razão. há muito mais androids e iphones do que 3ds no mundo. se você vai fazer um jogo e porta pros 2, voce abocanhou o mundo. ja no nintendo so quem PODE COMPRAR é quem é fan da marca. mesmo assim não significa que todo mundo que tem produto nintendo vai comprar teu jogo. ou seja, a viabilidade desce cada vez mais, e tu tem que fazer valer a grana que tu investiu na criação do jogo.
Exibir mais comentários