Em busca do aparelho perfeito

Olá! Comecei com um Rokr E1, depois fui para o N90, depois Black Safira, depois o N80, e atualmente tenho um QTEK 9100. Como você pode perceber, já passei por vários hardwares e plataformas. A conclusão que cheguei foi: com o QTEK, mesmo com wi-fi e o teclado QWERTY, eu raramente utilizei as funções de e-mail, word e excel, pois tenho um notebook.
Nos meus prós e contras, as funções multimídia são essenciais, como mp3 player bom, câmera boa e também um bluetooth a2dp.
Recentemente, comecei a querer trocar o meu aparelho. Quero ir para um próximo level. A experiência que tive com os Nokias foi muito boa, mas acho que vou sentir falta da tela touch.
A minha dúvida reside entre N95, N81, Viewty (ele é tão ruim assim?), ou ainda o Tytn II. O que você acha? Concordamos que achar o aparelho ideal é dificil, mas qual o seu parecer?
– Andreas Schin
Andreas, pelo que vejo, você já tem uma boa experiência com celulares. Você diz que quer ir para um próximo level, mas nos quesitos multimídias da coisa, é isso?
Considerando que você usa um aparelho com Windows Mobile, vai estranhar bastante se regredir para um celular multimídia. Principalmente porquê PDA-Phone com câmera boa, é algo que ainda não existe no mercado brasileiro.
Se achar um PDA-Phone com câmera boa é um problema, já com MP3 é o contrário. A partir do momento que estes rodam sistemas operacionais, você pode usar o software que preferir. Além do mais, é difícil um aparelho desses que não possua um fone de ouvido decente.
Assim, a briga aqui será entre duas categorias: PDA Phones ou telefones multimídias?
Se optar pela primeira opção, um HTC TyTn II, ou mesmo o quase-batidinho Touch já são uma grande evolução do seu Tijo-Phone A9100. Ambos vem com Windows Mobile 6.0, e a interface TouchFlo da HTC. Uma boa evolução, não?
Como ainda estou a espera de um aparelho mais completo, a minha opinião é: vá de HTC Touch. Ele vence no quesito custo x benefício, e por ser mais barato, o seu arrependimento vai ser menor quando lançarem um aparelho melhor daqui um mês.
A intenção é que ele funcione como um (excelente) quebra galho, até que o tão esperado (mega-phoda-master) aparelho seja finalmente apresentado. Você só corre o risco de estranhar a falta de um teclado físico, já que o seu Qtek A9100 o possui.
Já se você tiver certeza que um celular multimídia irá suprir sua carência tecnológica, mesmo depois de ter usado um PDA-Phone, as suas opções são muitas! N95 é o preferido da maioria, e não é por menos. Ele possui a câmera de 5mp que você almeja, e de quebra, roda um (semi) sistema operacional.
Logo, se for para pegar um N95 só pela câmera e funções multimídias, é melhor pegar o K850i da Sony Ericsson. A principal diferença entre os dois é o sistema operacional, e a resolução de vídeo máxima: 640x480px no N95, contra 320x240px do K850i.
Para compensar este ponto negativo, o Sony Ericsson possui a vantagem de ter um acelerômetro, que rotaciona a foto na tela automaticamente, de acordo com a posição do celular. Ele também possui 2 flashes, sendo um led que se acende continuamente para filmagens, e um xenon para fotografias.
Enfim, espero não ter lhe deixado com mais dúvidas ainda. A minha intenção aqui, é fazer com que você compre um aparelho muito bom, mas de nível intermediário. Deste jeito você continua com uma tecnologia top de linha, e guarda uns trocados para investir no aparelho perfeito que todos estamos esperando.
Espero que meus leitores também indiquem os modelos que acharem mais interessantes.
Imagem via: Area 95