Elon Musk ataca novamente. Depois de apresentar o grandioso conceito de transporte Hyperloop, o cofundador do PayPal e da Tesla Motors veio a público para mostrar um projeto mais simples, mas não menos interessante: um sistema de modelagem 3D baseado em gestos.

Para o reconhecimento dos movimentos, o projeto utiliza o Leap Motion. A interação com as imagens tridimensionais é feita com o óculos de realidade aumentada Oculus Rift e algumas ferramentas auxiliares, como tecnologias da Nvidia. O vídeo abaixo mostra o protótipo em ação:

Sensação de déjà vu? É porque você já viu isso, a não ser que nunca tenha assistido a Iron Man (se este é o seu caso, o vídeo abaixo deve dar uma ajudinha). E não se trata de mera coincidência: após anunciar a iniciativa no Twitter, Jon Favreau, diretor dos filmes do herói, perguntou se a ideia era baseada no Homem de Ferro. A resposta foi (em tradução livre): “Sim. Nós vimos isso no filme e tornamos real. Boa ideia!”.

O projeto está bem no início, claramente. O vídeo protagonizado por Musk até mostra a manipulação de wireframes e a alteração de formato de alguns objetos tridimensionais, mas nada muito avançado. Em outras palavras, no atual estágio a iniciativa não passa de mera curiosidade.

Em contrapartida, o pessoal da SpaceX, o laboratório que Elon Musk montou para lidar com estas iniciativas futuristas (está vendo como é difícil não compará-lo a Tony Stark?), disse que a empresa espera tornar o projeto realmente útil em processos de fabricação em algum momento.

Eu não duvido que eles consigam. Só que, se é para se basear em Iron Man, o desafio mesmo é conseguir fazer esta modelagem usando imagens holográficas. 😉

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fagner Fagui
hei pode me ajudar em como fazer um projetor de imagens holograficas.
Yuji Negoro
Não acho impossível e nem tão complicado fazer a projeção com imagens holográficas.
Rafael Ocaña
Verdade, só recursos de visualização!
Diogo Ramos Gutierre
De verdade, aonde que tem modelagem? Ele só esta utilizando rotação e zoom, já vi ferramentas que fazem isso a um bom tempo.
Nash
Por favor Musk, faça smartphones.
Felipe Pereira
Perdemos Steve e ganhamos Elon Musk, o novo visionário.