Incêndio em fábrica da Hynix poderá elevar os preços das memórias RAM

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 dias

No final de 2011, uma série de inundações afetou várias fábricas de HDs na Tailândia, fazendo os preços destes dispositivos aumentarem consideravelmente. Nesta quarta-feira, um incêndio numa fábrica da SK Hynix pode nos fazer adentrar em uma crise semelhante, só que no mercado de memórias RAM.

O fogo afetou as plantas C1 e C2 da fábrica da Hynix em Wuxi, China. Uma vez que a companhia responde atualmente por cerca de 30% da produção global de DRAM, perdendo a liderança do mercado apenas para a Samsung, houve um temor generalizado de escassez de memória RAM para os próximos meses.

E não é exagero: a Hynix fornece chips para diversas empresas, entre elas, Apple, Asus e nVidia, praticamente não havendo sobras em estoque. Isso significa que o comprometimento da sua produção fará os preços das memórias aumentarem rapidamente, afetando os vários segmentos da indústria que dependem destes chips.

Supostas fotos do incidente sugeriram um incêndio de grandes proporções. Aí que o pânico quase se instaurou mesmo. Ciente disso, a Hynix não demorou para se manifestar, dizendo que os danos às unidades afetadas não eram tão grandes quanto pareciam – o grande volume de fumaça visto nas imagens foi consequência da concentração do fogo em estações de purificação de ar, segundo um representante da Hynix.

Incêndio - Hynix
Incêndio - Hynix

A companhia reconheceu que o incêndio perdurou por várias horas, mas assegurou que o fogo não atingiu as partes mais importantes das plantas, tampouco causou ferimentos graves em funcionários ou socorristas (tomara que pelo menos esta parte seja verdade, né?).

Ainda de acordo com a Hynix, de 10% a 15% de produção mundial ficou prejudicada pelo ocorrido, mas a empresa garante que esta situação não deverá durar muito tempo, não havendo, portanto, motivos para se acreditar em escassez de memórias e consequente aumento de preços.

Apesar do clima de alívio oriundo da rápida resposta da Hynix, o risco de crise não está de todo descartado. Como em circunstâncias habituais as reservas de DRAM já são baixas, a paralisação de uma fábrica tão importante pode afetar o mercado no curto prazo, já no próximo trimestre.

Há inclusive informação de que alguns dos principais fornecedores de memórias RAM do mercado suspenderam o despacho de encomendas até que haja maior clareza à respeito do impacto do incêndio.

Pelo bem dos nossos bolsos, fica a torcida para que esta crise fique apenas na condição de rumor.

Com informações: The Register, Reuters, Bloomberg, KitGuru

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados