Não duvide que em breve poderemos encontrar HDs internos de 4 TB com a mesma facilidade com a qual, hoje, encontramos modelos de 1 TB. A Western Digital, por exemplo, acaba de atualizar a sua linha de discos rígidos “Red” para incluir no mercado mais uma opção com tamanha capacidade.

De nome WD40EFRX, o modelo em questão é uma unidade de 3,5 polegadas que, além de seus 4 terabytes para armazenamento de dados, possui cache de 64 MB e interface SATA III (6 Gb/s). Quanto às rotações por minuto, a Western Digital informa apenas que o HD utiliza uma tecnologia de nome IntelliPower, capaz de acelerar ou reduzir os giros dos discos automaticamente conforme a necessidade, reduzindo o consumo de energia nas aplicações menos exigentes.

Novos HDs Western Digital Red
Novos HDs Western Digital Red

Recursos como NCQ (tecnologia que reorganiza os “trajetos” de leitura de dados de forma a diminuir a carga de trabalho) e gravação perpendicular (que aumenta a capacidade de armazenamento do disco) também estão presentes, mas o destaque dos novos HDs é a tecnologia NASWare 2.0, que tenta combinar baixo consumo de energia, menor geração de calor e funcionamento silencioso.

Estas características são especialmente interessantes para soluções de NAS, já que estas trabalham com vários HDs ao mesmo tempo, sendo este justamente o foco da linha Red. Mas nada impede você de usar estas unidades de maneira individual em um desktop ou servidor.

O HD WD40EFRX já pode ser encontrado nos Estados Unidos com preço sugerido de 299 dólares. Também fazem parte do lançamento duas versões de 2,5 polegadas, uma de 1 TB (99 dólares) e outra com 750 GB de capacidade (79 dólares).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados