note-3-hero

Há dois anos, a Samsung revelou ao público uma nova categoria de smartphones. Era o lançamento do Galaxy Note, o primeiro phablet disponível para o consumidor final. A sul-coreana apresentou hoje na IFA 2013 o irmão mais novo da família, o Galaxy Note 3. 

Muita coisa mudou do Galaxy Note 2 para o Galaxy Note 3. Começando pelo tamanho da tela, que ficou ainda maior: são 5,7 polegadas com resolução de 1080 x 1920 pixels, o que dá uma densidade de 386 ppi. Ainda que a tela seja 0,2 polegada maior, o telefone não ficou tão diferente do Galaxy Note 2, uma vez que a largura continua a mesma. Para quem já se acostumou com o modelo antigo, encarar o novo formato do Galaxy Note 3 parece ser uma tarefa tranquila.

Um dos grandes destaques é que o Galaxy Note 3 não tem seu corpo construído em plástico, o que deve quebrar o preconceito sobre telefone frágil e deixa o rumor de que a Samsung está abandonando o plástico cada vez mais forte. A traseira do Note 3 é de couro, o que deve melhorar a pegada do smartphone e evita que marcas de dedos se espalhem.

Em termos de desempenho, o Note 3 não deve decepcionar. Assim como o Galaxy S4, existirão duas versões do Note 3, uma com 3G e outra com 4G. A com 3G traz um processador Samsung Exynos octa-core de 1.9 GHz, enquanto a versão com 4G traz um Snapdragon 800 quad-core de 2.3 GHz. Ele tem uma câmera de 13 megapixels capaz de gravar vídeos em Ultra HD e câmera frontal de 2 megapixels, 3 GB de memória RAM (uau!) e duas opções de armazenamento, com 32 GB ou 64 GB. Em ambos os casos, é possível expandir a memória por meio de cartões de memória microSDXC. Ele chega com Android 4.3.

Existem um monte de outros recursos e a maioria deles encontramos já no Galaxy S3. Entre eles, um sensor infravermelho para controlar televisões, MHL para ligar o aparelho na sua televisão via HDMI, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi com suporte ao novo padrão 802.11ac, com velocidades que podem atingir até 1 Gbps. Para aguentar tudo isso, o Note 3 tem uma bateria (removível) de 3.200 mAh.

A estrela do Galaxy Note 3 é a caneta S Pen. O dispositivo traz um monte de aplicativos (Action Memo, Scrapbook, Screen Write, S Finder e Pen Window) e recursos para que você possa aproveitar o espaço da tela para escrita e controlar o sistema. Um dos destaques para o uso da caneta é a multitarefa com suporte a janelas, onde é possível abrir vários aplicativos ao mesmo tempo na mesma tela, algo que já conhecemos no Galaxy S3 e S4. Como o Galaxy Note 3 é um dispositivo com grande foco em produtividade, ele traz suporte a plataforma corporativa Samsung KNOX e também acompanha 1 ano de assinatura premium do Evernote.

Em termos de acessórios, o Galaxy Note 3 se conecta ao novo smartwatch Galaxy Gear. A Samsung também criou dois tipos de capas específica para o aparelho. Elas protegem também a frente do aparelho e, um dos modelos possui uma abertura na tela para exibir notificações e dados importantes sem precisar abrir o telefone. A gente já conhecia algo parecido para o Galaxy S4.

capas-note3

O Galaxy Note chegará em 140 países a partir do dia 25 de setembro. Provavelmente o Brasil será um deles, uma vez que é de praxe da Samsung incluir nosso país nos lançamentos mundiais. Curiosamente, o Galaxy Note 3 só chega para as operadoras norte-americanas no final do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados