Você já parou para pensar em quantas fotos perderia se o Facebook encerrasse as suas atividades hoje? Talvez não as fotos do seu álbum, porque se foi você que subiu, provavelmente possui uma cópia local. Mas e as fotos em que você foi tagueado?

Eu fico pensando nisso. No Flickr, quando ainda não existia o recurso de tagueamento de pessoas, a solução era favoritar foto por foto onde meu rosto aparecia, na esperança que um dia eu crie coragem para baixar todas as imagens. Até hoje isso não aconteceu, mas seguimos acreditando, um dia eu salvo tudo. (-n)

É, vai dar um trabalho, mas não precisamos mais fazer isso. Hoje você consegue baixar todas as imagens do Facebook com um clique. Ainda dá para configurar uma receita no IFTTT para que ele continue fazendo o backup automático de todas as imagens, conforme seus amigos forem te marcando. Continue lendo que eu vou explicar como!

Primeiro passo: baixando todas as suas fotos do Facebook (as suas e as que te marcaram)

Para essa tarefa vamos utilizar um serviço chamado Pick&Zip. Trata-se de um webapp que vai escanear a sua conta do Facebook e juntar todas as suas imagens em um arquivo .zip.

2.Gathering

Pronto, backup feito!

Segundo passo: Mantendo um backup automático das fotos em que você foi marcado

Isso é possível graças a um serviço mágico e revolucionário que vocês provavelmente já conhecem – If This Than That (IFTTT). Além disso você vai precisar criar uma conta no Dropbox, que é onde o IFTTT vai salvar as suas fotos.

Logou nos dois? Já deixei a receita pronta para vocês, é só entrar nesse link aqui e clicar em Use Recipe. O IFTTT vai pedir autorização para acessar a sua conta do Facebook e do Dropbox (para monitorar as fotos e salvá-las), mas pode confiar que o serviço é uma mão na roda.

use-recipe

A dica que eu deixo aqui é: mantenha ativo no Facebook o recurso de moderação de marcações. Assim você não corre o risco de poluir a sua pasta de backup com flyers de festas e coisas do tipo.

Bônus: Backup automático de Instagram e Flickr

Já que estamos com a mão na massa, mesmo, vou compartilhar com vocês mais duas receitas de backup que preparei aqui.

instagram-dropbox

Clique na imagem para abrir a receita

1. Receita para salvar todas as fotos do Instagram no Dropbox: toda vez que você publicar uma foto nova no seu Instagram, ela será salva em uma pasta no Dropbox.

flickr-favs-dropbox

Clique na imagem para abrir a receita

2. Receita para salvar as imagens que você favoritou no Flickr no seu Dropbox: como falei, eu costumava favoritar no Flickr todas as fotos em que eu aparecia, então para esse uso essa receita é bastante interessante. Infelizmente ele só monitora as fotos favoritadas do momento da ativação em diante, então ainda preciso entrar no Flickr para baixar as que eu já favoritei (ou encontrar um serviço que faça isso por mim).

A única receita que vou ficar devendo aqui é a de salvar as fotos que te marcam no Instagram. Esse recurso de marcação foi lançado há pouco tempo pela rede de fotos, então ainda não está disponível como Trigger no IFTTT.

Gostaram das receitas? Quais outras vocês usam no IFTTT? Compartilhe aí com a gente. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mobilon
Dificilmente um serviço de armazenamento na nuvem vai fechar as portas sem avisar os usuários com antecedência.
Olavo AG
Calma amigo, uma coisa de cada vez! rs
Leonardo Domingues
No caso do Instagram, já usei umas 2x o Instaport, funciona bem, mas só falta as fotos na sua maquina.
Theo Queiroz
O problema com o IFTTT é que ele só salva a versão menor e mais leve da imagem do facebook. Mesmo colocando Photo Source como ingrediente ele teima em não salvar a imagem original. Já tentei umas 5 receitas diferentes e sempre acontece isso.
André Avelino
E se o Dropbox encerrar suas atividades ou resolver cobrar pelo serviço?
Fabricio Neves
Valeu, vou tentar salvar lá. Tenho um plano Legado de 20GB do Google que me custa U$ 5 / ano, mais os 10GB gratuitos do Drive.
Filipe Machado
IFTTT é vida <3 Eu uso pra enviar minhas fotos pro SkyDrive. O legal é que dá pra usar também como regra "fotos com #hashtagespecifica do instagram -> evernote" ou coisas do tipo. Dá pra fazer praticamente tudo com isso.
Thiago Mobilon
O IFTTT suporta o Google Drive, acho que dá sim!
Fabricio Neves
E o Google Drive? Dá pra salvar nele?