Indiana Jones interpreta o investigador Deckard em Blade Runner #ironia

Às vésperas do lançamento do novo smartphone do Google calhou deste que vos escreve assistir o filme Blade Runner, filme que no Brasil ganhou o subtítulo O caçador de andróides e que foi baseado no livro Do androids dream of electric sheep? do escritor norte-americano Philip K. Dick. Então, a surpresa: os tais replicantes do filme atendiam pelo nome Nexus 6, uma estranha coincidência com o Nexus One que o gigante da web – que adora um easter egg – escolheu para seu novo gadget.

Ao compartilhar a dúvida com os colegas de Tecnoblog, não demoramos a descobrir que não fomos os únicos a identificar tal semelhança. Isa Dick Hacket, filha do autor de ficção científica, que morreu em 1982, tomou conhecimento do nome e não gostou nem um pouco: ao jornal New York Times a herdeira se declarou “chocada” e afirmou que em qualquer momento os herdeiros foram consultados ou indagados pelo Google pelo uso do nome.

Ainda que informações do escritório de patentes dos EUA indiquem que o Google seja o dono da marca Nexus One para uso em celulares, Isa afirma que discutirá a situação com seus advogados antes de dar entrada em qualquer ação.

Exagero? Talvez. Mas há poucos meses, para evitar maiores dores de cabeça judiciais, a operadora norte-americana Verizon pediu autorização ao diretor George Lucas, criador da série Star Wars, para poder distribuir o Droid, da Motorola sem irritar ninguém por conta da dupla C3PO e R2D2.

O Google, claro, não abre o bico para falar do assunto, e faz sentido. Pelas primeiras impressões a empresa sabe que seu smartphone provavelmente será bem recebido, independente de com que nome seja batizado. Talvez a família de Philip K. Dick se sinta injustiçada, mas provavelmente qualquer ação judicial impedirá uma interessante homenagem à obra do autor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados