A Microsoft ouviu os feedbacks e trouxe de volta o botão Iniciar no Windows 8.1, para que os novos usuários não estranhem a nova interface. Mas parece que a Lenovo não quer esperar o lançamento do novo Windows e não achou suficiente a modificação da Microsoft: nos seus próximos computadores com Windows 8, a fabricante chinesa vai colocar não apenas o botão Iniciar, mas também o menu.

A Bloomberg revela que a Lenovo fechou uma parceria com a SweetLabs, empresa que desenvolve o Pokki. Nós já falamos dele aqui: ele é gratuito e funciona como o velho menu Iniciar, exibindo uma lista de todos os programas instalados na máquina, funções do Painel de Controle e um botão Desligar de fácil acesso. O Pokki também possui uma pequena loja de aplicativos feitos em HTML5.

pokki

Pessoalmente, após mais de um ano usando o Windows 8, não sinto falta alguma do menu Iniciar, mas é claro que há demanda: a SweetLabs diz que mais de 3 milhões de pessoas já baixaram o Pokki, e que ele é aberto em média dez vezes ao dia. E também não podemos esquecer que há vários outros softwares com a mesma função, como o Start8 e o Classic Shell, que aumentam o número de usuários insatisfeitos com a nova tela inicial.

A Lenovo vai deixar o Pokki pré-instalado em alguns computadores com Windows 8 já nas próximas semanas, começando pelos países de língua inglesa. “Eventualmente”, o Pokki chegará de fábrica em todos os locais onde a Lenovo vende PCs.

Vale lembrar que a Lenovo não é a primeira fabricante de PCs a trazer o menu Iniciar de volta ao Windows 8: há quase um ano, alguns computadores all-in-one da Samsung começaram a vir com um widget que simulava o menu Iniciar. Além disso, a SweetLabs afirma estar conversando com outros OEMs para levar o Pokki para mais usuários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tony Ferreira
Eu já fiz um pro meu windows 8: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=403129006461496&set=a.114209518686781.20261.114025308705202&type=1&theater
Tony Ferreira
kkk eu sei, eu disse isso querendo dizer que eu nao sinto a menor falta dele entendeu?
Gabriel Martins
Pra quê botão se existe a tecla Windows que possui a mesma função? É cada uma viu..
Pablo Alcantara
Antes de qualquer coisa, eu não sou fanboy como AC, mas eu vou ser sincero com vc, estou usando o win8 a uns 8 meses, e não sinto a menor falta do iniciar. Agora vale resaltar que eu sempre usei (desde o win vista) a busca por programas, um click na tecla "win" e já vou digitando o que eu quero que abra. faço o mesmo com o win8, e deve ser por isso que não sinto a falta do iniciar.
Wendel Schelhan
É o que temos no Windows 8 só que sem widgets inúteis e num espaço reduzido afim de trablhar com mais eficiência. Antigamente era mais fácil desligar os computadores, reza a lenda.
Leandro Marques
Estou com um ultrabook que veio com o Windows 8, no primeiro dia estranhei, mas no segundo já mexia tranquilamente. Só uso a interface "tiles" pra achar os aplicativos mesmo, aperto o botão command (janelinha do windows) e digito as letras iniciais do programa e pronto. Ficou até melhor que abrir pelo "Iniciar". No mais, acho que deveriam melhorar bastante a experiência no "tiles", porque parecem ser dois sistemas diferentes e isso é muito estranho. Ou deixam só a área de trabalho tradicional, ou melhoram a experiência completa do Windows nessa nova interface.
Josiel Hen
Usei por 3 dias o W8, período mais que suficiente pra que eu constatasse que não faria qualquer diferença em minha usabilidade a falta ou a não falta do menu iniciar.
Roberto Paes
não causa não, pq apenas acrescenta essa função ao sistema.
Luiz Ricardo Silveira
Gostei do W8. No começo achei meio estranho e confesso que quase instalei o Classic Shell, mas sinceramente, depois que se acostuma, a nova interface é simplesmente magnífica. Até meu pai, que é meio avesso a estas modificações radicais, gostou. Então só imagino que esse pessoal que reclama(Ou pelo menos a maioria deles) não ficaram nem uma semana usando a nova interface.
carlos sidnei
Pra mim, a tela metro nem precisaria existir, não uso p/ nada e na falta do menu do iniciar eu aloquei os programas que uso todos na barra de tarefas. Achava um saco ficar procurando la no metro, a pesquisa não funciona adequadamente. Instalar um programa e ter que arrastar ele no metro p/ inicio da tela achei um retrocesso. Os apps do windows 8 são uma piada, funcionam todos em tela cheia, como se a pessoa não tivesse mais nada p/ fazer da vida. Afinal esse windows 8 é ou não p/ desktop?
Tony Ferreira
O que é "menu iniciar"?
Bruno de Jorge
Não tenho nenhum problema com a falta do botão. Usem a imaginação, ele está ali, é você que não está vendo!
Maxwel De Oliveira Figueiredo
Mas será que Pokki não causa uma instabilidade ao longo do tempo, como aqueles modificadores de aparência para windows.
Yuji Negoro
Estou tranquilo sem ele...
Andre Souza
Ótimo!!! Poderiam aproveitar e também colocar uma opção "Classic Style" para quem odiou os estúpidos quadradinhos coloridos do Win8... este troço furta-cor só pode ter sido pensado para o público infantil. :/
Exibir mais comentários