Início » Arquivos » Internet » Yahoo supera Google nos Estados Unidos depois de dois anos

Yahoo supera Google nos Estados Unidos depois de dois anos

Detalhe: sem considerar a audiência do recém-comprado Tumblr

Avatar Por

O Yahoo está maior do que o Google nos Estados Unidos, segundo dados recentes da consultoria comScore, um instituto de pesquisa nos moldes do nosso Ibope. Mas calma: neste caso, estamos falando das empresas em si, e não dos buscadores. Todos os sites combinados do Yahoo tiveram mais visitantes únicos do que aqueles mantidos pelo onipresente Google. Essa é a primeira vez que a empresa liderada por Marissa Mayer toma o trono desde maio de 2011. Pois é, bem que nos avisaram para não subestimar o roxo.

Marissa | Uma mulher que veste a camisa da empresa, como você pode ver

Ela veste a camisa da empresa

As páginas controladas pelo Yahoo tiveram 196,5 milhões de visitantes únicos no mês passado. Pouco abaixo aparece o Google, com as páginas respondendo por 192,2 milhões de visitantes únicos. Ainda aparecem, na lista de cinco propriedades online mais acessadas, a Microsoft, o Facebook e (acredite!) a AOL.

Dá pra dizer que essas são as companhias que tranquilamente dominam a internet dos Estados Unidos. E não fique surpreso com a AOL no ranking. Eles são relativamente fortes por lá em razão do conteúdo, das parcerias com diversos sites, e da compra do site de notícias Huffington Post.

Logo de cara, a tabela da comScore trazia uma dúvida : como fica o Tumblr, que foi recentemente comprado pelo Yahoo? A resposta é que, neste levantamento, o Tumblr foi considerado como uma entidade à parte. Ainda assim, é possível que parcela dos acessos a ele tenha sido atribuída ao Yahoo.

Pelo que deu para entender, não é nada que devesse nos preocupar. Portanto, o Tumblr fica ali na 28º mesmo, com 38,3 milhões de visitantes únicos.

Da mesma forma, vale lembrar que as propriedades do YouTube foram contadas de forma individualizada. Ou seja, um dos serviços mais populares do Google não aparecem na contagem de visitas da própria empresa, pois o buscador mantém o site de vídeos como uma divisão um tanto quanto independente. Mais ou menos no esquema da Motorola, outra aquisição bilionária do Google.

Talvez nem todos os leitores conheçam a terminologia, então não me custa explicar. O visitante único é o indivíduo que acessa a sua página uma ou mais vezes. Outra forma de mensuração bem comum na rede são os pageviews. Nessa métrica, cada vez que a página é carregada equivale a uma nova visualização. O sujeito que abre 10 links num mesmo domínio é contabilizado 10 vezes. Já na metodologia da comScore, se o sujeito abre 200 páginas, ainda assim ele vale somente 1 visitante único.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Romulo Pulcinelli Benedetti
Luciano Carvalho realmente mas o pessoal ta esquecendo do blogger, serviço do Google...
Romulo Pulcinelli Benedetti
nao, apenas se trata dos serviços que se estabelecem no dominio www.googleblablabla... Claro se fossemos contar todos os serviços por fora do dominio Google ficaria uma comparação ridicula, so o youtube é outro facebook da vida... Isso espelha também que o yahoo tem um fluxo de acesso mais concentrado em menos serviços, ja que uma conta google abre a possibilidade de se usar inumeros serviços, um exemplo é o google plus, contabilizações mostraram que este fica a nivel com youtube em usuários
Romulo Pulcinelli Benedetti
isso nem representa de fato os serviços diretamente, pessoas acessando blogs hospedados pelas fulanas dentre tudo representam esta população... se formos ver também praticamente toda a população americana acessa quase igualmente os sites de ambas as empresas... Não podemos negar também que é assustador o niver de propaganda e como o yahoo esteve presente na sociedade americana... Portanto eu não vejo esta tendencia saindo dos Estados Unidos, considerando também ainda que a qualidade do Google é mais homogenea em todos os idiomas que na concorrência...
Luciano Carvalho
André Paul Grandsire Motorola não conta, amigo...não é empresa de internet.
Filipe Rockbell
Taí uma notícia inesperada... Boa! :-)
Maurício Rodrigues
Unco serviço do Yahoo que faço questão de usar é o Flickr o resto fico longe, normalmente tudo muito poluído e cheio de propagandas.
Marcelo Buer
que estranho , todos os outros sites gringos estão apontando como 38, erro meu então :)
Marcelo Buer
André Paul Grandsire foi apenas um exemplo :)
Felipe Diego Oliveira
é nunca...tiraram o youtube do google... ai fica fácil...
Thássius Veloso
A tabela da comScore aponta o Tumblr na 28ª posição, Marcelo. Pode ver aqui.
Thássius Veloso
Eu quase fiz essa soma no meu artigo, mas a verdade é que não dá pra contabilizar dessa forma porque um mesmo visitante pode ter acessado diversos sites do Yahoo, inclusive o Tumblr. Contaria, portanto, como um visitante único. Certamente existe uma fração do tráfego do Yahoo que se repete no Tumblr, e vice-versa.
Sergio Nascente Filho
Não sei se faz tanta diferença, mas os acessos aos serviços e sites do google também estão segmentados nos aplicativos de smartphones e tablets, acredito que esses dados não tenham entrado na contagem.
Edi Lopes
So a revitalização do Flickr ja me deixou super feliz,
André Paul Grandsire
Mas Google também não recebe YouTube + Motorola, ou seja, não se pode adicionar a contagem do Tumblr ao Yahoo.
Luandersonn Airton
Sempre acreditei no Yahoo! Espero que voltem com tudo.
Exibir mais comentários