Rumor do dia: o que faz o relógio de pulso inteligente da Samsung, o Galaxy Gear?

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Em março, após uma série de rumores de veículos tradicionais envolvendo um suposto relógio de pulso inteligente da Apple, a Samsung confirmou que estava trabalhando em um smartwatch, mas não deu mais informações sobre o gadget. Agora sabemos um pouco mais sobre ele (ou pelo menos achamos que sabemos): a Bloomberg afirmou que o dispositivo, chamado Galaxy Gear, será anunciado no dia 4 de setembro. Outras publicações divulgaram especificações de hardware e alguns detalhes sobre o funcionamento do aparelho.

O The Verge diz que o Galaxy Gear não vai funcionar como um celular, mas sim em conjunto com o seu celular. Isso significa que ele não deverá ter entrada para chip ou conexão de dados, como alguns relógios de pulso inteligentes que a própria Samsung fez no passado – e que, como você deve ter percebido, não foram exatamente um sucesso de vendas.

samsung-galaxy-gear

De acordo com o GigaOM, a comunicação entre o Galaxy Gear e o smartphone será feita através de um protocolo proprietário da Samsung, o que dificultaria a integração com celulares de outros fabricantes. Além disso, os aplicativos para o relógio não deverão ser distribuídos por meio do Google Play, mas sim da loja da Samsung. Então talvez o Galaxy Gear não funcione se você não possuir também um smartphone da linha Galaxy.

O Galaxy Gear deve ser lançado com uma tela OLED de 2,5 polegadas e uma câmera de 2 megapixels embutida na pulseira. O corpo do relógio da Samsung ainda deverá incluir pequenos alto-falantes. E como a Samsung adora sensores, como vimos no Galaxy S4, o Galaxy Gear também terá alguns.

A conexão NFC integrada serviria para simplificar o pareamento com o smartphone, técnica que outros fabricantes já aproveitam em determinados eletrônicos – em certos smartphones da Sony, para fazer o celular tocar uma música em um aparelho de som, por exemplo, basta aproximar um dispositivo do outro. Nada de quebrar a cabeça com Wi-Fi Direct ou Bluetooth.

As possíveis especificações de hardware do Galaxy Gear foram publicadas pelo SamMobile, que confirma a existência da câmera de 2 megapixels, adiciona que a tela terá resolução de 320×320 pixels, e afirma que o relógio virá com um processador dual-core de 1,5 GHz da própria Samsung (Exynos 4212), GPU Mali-400 e RAM de 1 GB – no entanto, o site diz que recebeu esses dados de um anônimo e não conseguiu confirmar as informações com suas próprias fontes.

Se tudo der certo, a Samsung deverá mostrar o Galaxy Gear ao mundo no dia 4 de setembro, durante o evento Samsung Unpacked, que acontece em Berlim, durante a IFA 2013. Segundo o GigaOM, o anúncio acontecerá simultaneamente em Nova York.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados