A Nokia começou a distribuir o Amber para os Lumias com Windows Phone 8. A atualização traz uma série de funcionalidades novas, além de alterações no algoritmo de processamento de imagem para melhorar a qualidade das fotos. O Amber está sendo distribuído aos poucos e deve chegar a todos os aparelhos até setembro.

nokia-lumia-amber

Câmera, câmera, câmera

De acordo com a Nokia, as mudanças no algoritmo de processamento de imagem vão melhorar a reprodução de cores, nível de ruído, exposição e foco nas fotos tiradas pelos aparelhos. No Lumia 920, mais uma novidade: agora será possível ajustar o ISO de 800 até 3200, o que pode ajudar na hora de tirar fotos noturnas.

O Nokia Smart Camera, aplicativo que apareceu inicialmente no Lumia 925, agora estará disponível para todos os smartphones Lumia: você poderá baixá-lo na Windows Phone Store logo após instalar a atualização.

Ele faz alguns truques legais, como remover objetos em fotos e gerar imagens com sensação de movimento, além de possuir um recurso chamado Best Shot, que tira dez fotos de 5 MP em sequência e escolhe a mais nítida. Só que isso não funciona de maneira igual em todos os aparelhos: Lumia 720, 620 e 520, que possuem apenas 512 MB de RAM, tirarão sete fotos, com resolução de 1 MP.

Mas se você tem um Lumia 920, 925 ou 928, há mais um aplicativo de câmera: é o Pro Camera, o mesmo que equipa o Lumia 1020. Para quem possui conhecimento maior em fotografia, ele é uma boa pedida: dá para configurar o ISO, o balanço de branco, a compensação de exposição e até a velocidade do obturador.

Gestos e relógio

Você não vai mais precisar apertar o botão Power para ligar a tela: basta tocar duas vezes e o smartphone acordará. Além disso, o Amber traz o intuitivo movimento de silenciar o toque de uma chamada inconveniente apenas virando a tela para baixo.

E como vimos no Lumia 925, aparelho que testamos em primeira mão aqui no Tecnoblog e chega ao Brasil no quarto trimestre, quando você colocar o aparelho em espera, uma proteção de tela com um relógio entrará em ação, um comportamento que lembra o velho Symbian. Esse recurso estará presente em todos os aparelhos, exceto nos Lumias 520 e 625.

nokia-lumia-925-hands-on-relogio

Quando chega?

A distribuição da atualização não depende apenas da Nokia, ela ainda precisa ser testada pelas operadoras. Então o Amber pode demorar mais para chegar, especialmente se você comprou um Lumia em lojas de operadoras. Os primeiros a receberem o Amber serão os proprietários de Lumia 820 e 920 em determinados países. A Nokia espera que a atualização chegue a todos os usuários até o fim de setembro para os Lumias 520, 620, 720, 820 e 920.

O Amber também inclui o aplicativo de rádio FM (exceto no Lumia 620) e oferece mais velocidade na atualização de mapas do HERE Maps, além de trazer melhorias no Xbox Music e Internet Explorer. As novidades estão listadas no site da Nokia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Israelito Beta
mano voce tem que ativar vai em configurações passa dedo par ao lado esquerdo dai vai para sitema la no final vai ver tela de espera clica ja e ativa tem que configurar e so isso
ricardo
710 vai ser atualizado tbem???
djmarquinhoshenrique
quando que a chegar a atualização para o nokia lumia 800
Fernando Mancio
Boa noite Sr. Higa, tenho um Nokia lumia 925 e não consigo abrir os jogos via Facebook ele pede para atualizar o adobe flash player, no entanto quanto tento aparece mensagem dizendo que que o adobe flash player não é compatível para o windows phone qual aplicativo posso usar para que abra os jogos?????
Alan Righi
seu touch é genérico? parou de funcionar porque provavelmente é incompatível com essa versão de sw... vc precisa de um ATF para voltar a versão anterior.
americoweb
Meu uma merda .... eu possuo o lumia 720 que antes de instalar esta versão , funcionava perfeitamente agora esta merda deixa a tela tremendo, não obedece aos comandos uma merda mesmo affh estou mandando meu aparelho pra assistência pois comprei faz dois meses e já estou tendo dor de cabeça , então galera se não quiser ficar uns dias sem o telefone não atualizem pra esta versão , se teu aparelho funciona bem deixa do jeito que esta ok!!!!
Eduardo Nunes
O q é amber pra q serve ??????
Gustavo Fritz
Pretendo comprar o 520, ele é bom? Tem algum contra, se arrependeu de ter comprado? Rsrs
Gustavo Fritz
Nathanael Santos Abas de apps? Tipo a multitarefa?
Gustavo Fritz
Francisco Dallison Acho que o Lumia 720 é o único entre os Lumias com Windows Phone 8 que não será atualizado para a Amber.
Gustavo Fritz
Taynara Araújo Pretendo comprar esse 520. Você acha ele bom? Se arrependeu por ter comprado? Ele tem algum contra? Rsrs
Gustavo Fritz
Emanuel Estevão Eu vi uma análise no YouTube que dizia ter nas configurações o duplo toque, mas que não funcionava,
Cyntia Cavalcanti
eu heim...
Tony Cavalcanti
Tenho um Lumia 800 há 2 anos e sempre teve rádio fm. E olha que é WP 7.8.
Mrk Fellipe Arruda
Eu tbm nao tenho..
Exibir mais comentários