A série Star Trek mostrou, lá nos (ou desde os) anos 60, vários gadgets e tecnologias que, atualmente, têm uma versão na vida real. O mais aguardado de todos provavelmente é o teleporte e, graças a uma conquista do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), estamos um pouco mais perto de ter isso também.

Os cientistas do ETH conseguiram fazer o transporte de 10 mil bits por segundo entre dois pontos sem utilizar um caminho; os dados viajaram 6 milímetros de distância sem utilizar um caminho físico. Isso já havia sido feito antes, mas essa foi a primeira vez que ocorreu de forma consistente.

A explicação é um pouco complicada e, como utiliza conceitos de física quântica, que não são muito populares, pode ficar meio confusa.

Neste teste, foram utilizados três circuitos eletrônicos micrométricos baseados em estado sólido, dois para o envio de dados um para recepção, dentro de um chip de 7 mm x 7 mm. Este foi submetido a uma temperatura próximo a -273,15 °C – conhecida como zero absoluto, que até pouco tempo era considerada a temperatura mais baixa possível.

Bem me up, Scotty!
Beam me up, Scotty!

Com isso, os elétrons, que normalmente carregam as informações nos circuitos fisicamente, passaram a se comportar de acordo com as leis da física quântica quando uma corrente foi adicionada aos circuitos: os de envio se emaranharam de certa forma com os de recebimento, compartilhando estados quânticos idênticos. Ao medir as informações do receptor, ficou a comprovação de que a informação havia sido teleportada de um ponto ao outro.

O próximo passo do ETH no estudo é aumentar a distância gradualmente e não há planos de tentar transportar matéria. Ou seja, ainda não é suficiente para levar pessoas de um planeta a outro (ou comida do estômago para o espaço), mas já é alguma coisa. 😉

Com informações: Mashable

Colaborou: Emerson Alecrim

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados