A RIM anunciou na CES um dispositivo que possibilita que proprietários de modelos selecionados de BlackBerry façam apresentações de PowerPoint diretamente em um Data Show ou monitor externo sem precisar de um computador.

Trata-se do BlackBerry Presenter, um aparelhinho com saídas VGA e S-Video (para enviar a imagem para um projetor ou monitor) e uma conexão Bluetooth para se comunicar com o aplicativo que o acompanha, que é compatível nos modelos BlackBerry Bold (9000 e 9700), Curve (série 8500 e 8900), Storm, Storm2 e Tour.

O dispositivo é compatível com NTSC e PAL, tem sua bateria interna carregada por uma porta USB e exibe imagens em 640×480, 800×600 ou 1024×768 (ele detecta a maior resolução possível e a seleciona automaticamente).

Através do software que o acompanha, o usuário pode mostrar apresentações do PowerPoint (há compatibilidade com a maioria das animações e transições do PowerPoint 2003 e 2007), programar o tempo entre os slides e deixar o aparelho apresentando-os em loop (no melhor estilo “stand de feira de negócios”) e até mesmo congelar um slide na tela enquanto consulta o resto da apresentação em seu BlackBerry sem que a platéia veja.

O dispositivo faz muito sentido, considerando que o principal público alvo dos BlackBerry são os executivos de empresas, para quem apresentações podem ser bastante freqüentes, e não precisar carregar seu laptop só pra isso pode ser um conforto. O preço vai ser um pouquinho salgado para a maioria das pessoas, US$ 199 (R$ 350) na loja online da RIM, mas acredito que a RIM tenha acertado em cheio, pois para os executivos que vivem fazendo apresentações talvez esse aparelho não seja tão caro assim, principalmente em face à praticidade que trará aos seus dias de palestra.

Comentários

Envie uma pergunta