Início / Arquivos / Celular /

Coreia do Norte está produzindo seu próprio smartphone com Android

Ou pelo menos é o que o governo diz

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo: redes de telefonia celular só chegaram em 2008, não é possível telefonar para números de fora do país e o acesso à internet é bastante restrito. Então é de se espantar quando eles decidem desenvolver gadgets próprios: de acordo com a agência de notícias KCNA, Arirang é o nome do smartphone que roda Android e está sendo produzido na própria Coreia do Norte.

kim-jong-un

A KCNA, agência de notícias controlada pelo governo norte-coreano, publicou fotos do líder Kim Jong-un visitando uma fábrica de celulares na Coreia do Norte, localizada na capital Pyongyang, onde a produção do Arirang teria iniciado há alguns dias.

Mas há quem duvide disso. O North Korea Tech, blog especializado em tecnologia norte-coreana, suspeita que o aparelho na verdade seja fabricado na China, e nota que nenhuma foto mostra o processo de montagem: os aparelhos estão apenas sendo inspecionados. Na semana passada, o mesmo blog denunciou que um tablet chinês era divulgado pelo governo como um produto produzido localmente.

smartphone-android-coreia-do-norte

Ainda não sabemos praticamente nada sobre o Arirang, modelo AS1201. A foto mostra que o aparelho roda uma versão praticamente sem modificações do Android. Pela interface da tela inicial, é possível deduzir que o smartphone executa, no mínimo, o Ice Cream Sandwich. De acordo com Kim Jong-un, o aparelho será muito útil porque possui uma “câmera com muitos pixels”. Então tá, né?

Com informações: CNET, O Globo.