Início » Arquivos » Celular » Coreia do Norte está produzindo seu próprio smartphone com Android

Coreia do Norte está produzindo seu próprio smartphone com Android

Ou pelo menos é o que o governo diz

Paulo Higa Por

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo: redes de telefonia celular só chegaram em 2008, não é possível telefonar para números de fora do país e o acesso à internet é bastante restrito. Então é de se espantar quando eles decidem desenvolver gadgets próprios: de acordo com a agência de notícias KCNA, Arirang é o nome do smartphone que roda Android e está sendo produzido na própria Coreia do Norte.

kim-jong-un

A KCNA, agência de notícias controlada pelo governo norte-coreano, publicou fotos do líder Kim Jong-un visitando uma fábrica de celulares na Coreia do Norte, localizada na capital Pyongyang, onde a produção do Arirang teria iniciado há alguns dias.

Mas há quem duvide disso. O North Korea Tech, blog especializado em tecnologia norte-coreana, suspeita que o aparelho na verdade seja fabricado na China, e nota que nenhuma foto mostra o processo de montagem: os aparelhos estão apenas sendo inspecionados. Na semana passada, o mesmo blog denunciou que um tablet chinês era divulgado pelo governo como um produto produzido localmente.

smartphone-android-coreia-do-norte

Ainda não sabemos praticamente nada sobre o Arirang, modelo AS1201. A foto mostra que o aparelho roda uma versão praticamente sem modificações do Android. Pela interface da tela inicial, é possível deduzir que o smartphone executa, no mínimo, o Ice Cream Sandwich. De acordo com Kim Jong-un, o aparelho será muito útil porque possui uma “câmera com muitos pixels”. Então tá, né?

Com informações: CNET, O Globo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .
qual o problema?
Helen A. Bergman
Tu se equivou em algumas coisas, a China tem um regime comunista para o seu povo, lá não há liberdade de imprensa, acesso a internet é vigiado mesmo, o governo ainda consegue dominar o povo, eu senti o pessoal meio receoso de falar com estrangeiro, mas esta abrindo aos poucos, ela é um hibrido de capitalismo com comunismo.E em Hong Kong pessoal é mais indepnedente, mas o governo chines esta "apertando" eles.
Américo
Só me diga um estado socialista que deu certo. Um... Um único. E não, China não vale porque essencialmente não é socialista há muito tempo, foi por um período ridículo até perceberem que o socialismo é bom pra manter o povo calado e o capitalismo pra ficar rico (juntaram os dois). Se você me disser um único que realmente funciona e prospera até hoje (prospera, Coreia do Norte o povo morre de fome e em Cuba fogem as centenas para os EUA (não vejo muita gente fugindo para outro país no desespero, sabe). Então segue o desafio... APENAS UM QUE PROSPERA E PROSPEROU.
Wendel Schelhan
Tudo muito bonito o que você falou. Mas acho que a realidade é outro amigão.
Ramon Bertolozzi
Marcos Lucena, aproveita e vai morar em algum país de baixo IDH, com propriedade privada americana, lá o capitalismo é perfeito para você.
Hugo Fonseca Ferreira
Mais um que acreditou nas mentiras dos professores de história.
sousaesilva.rafael
(..)mais de R$ 30.000 não É andar de carroça não?!(..)
sousaesilva.rafael
Andar de Gol duas portas 1.0, com 4 portas como opcional, sem conforto e sem segurança, pagando mais de R$ 30.000 não andar de carroça não?! (O Gol é só um exemplo. Pagar mais o preço de um Mustang em um Fusion também é andar de carroça de luxo...)
Yuji Negoro
"certos acéfalos leitores assumidos da INveja soltam diariamente." ... Muito recalque heim mano.
David Marquardt
To esperando a parte em que ele diz que o comentário é uma piada
Rodrigo Andres
Repetir uma notícia dessas é tão inútil quanto dizer que os comunistas são comedores de criancinhas... Acordem. Estamos na era da internet. Se antes as pessoas não sabiam assistir outra coisa que não fosse Jornal Nacional, agora tem gente que só sabe ler notícias no site da Globo. Lamentável...
Ernâni Machado Alvarenga
O Obama é um pouco mais liberal. Ele deixa você conectar onde quiser pra te espionar. Ele está até dentro do novo Kinect (e provavelmente do antigo também).
Lineu Camargo
pessoal que não tá satisfeito com o Brasil vai morar em Cuba
Marcos Lucena
Aproveita e vai morar lá
Daniel Luiz Bianchini
Ernâni Machado Alvarenga Isso ai Os Estados Unidos já faz com todo o mundo ahuhuhauha
Exibir mais comentários