Início / Arquivos / Internet /

Mega vai lançar serviço de email encriptado

Giovana Penatti

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Após o fechamento voluntário do Lavabit, provedor de email encriptado utilizado por Edward Snowden, e do Silent Circle, Vikram Kumar, o CEO do Mega, anunciou que a empresa vai lançar um desse tipo.

Kumar não falou de uma previsão de lançamento do email do Mega, mas deixou claro que o trabalho já está sendo feito e o resultado esperado é um serviço excepcional de criptografia. A encriptação end-to-end está em construção no sistema e o armazenamento e organização de contatos já funciona.

Mais uma tacada na segurança de seus usuários é a afirmação de que o Mega não tem como “desencriptar” as mensagens. Ou seja, o governo de qualquer país pode pedir à vontade as informações: eles não têm nem como fornecer. E essa postura pode ter uma consequência um tanto quanto séria, que é forçar a mudança dos servidores do Mega para outro país que não seja a Nova Zelândia, por conta de pressões dos EUA sobre o país, entre outros aliados.

Kim Dotcom não está interessado nos seus emails

Kim Dotcom não está interessado nos seus emails

No entanto, há problemas a serem contornados. Por exemplo, um serviço de email realmente encriptado dificulta – para não dizer que impossibilita – a busca de mensagens, já que elas são armazenadas em criptografia  no servidor. Então, o servidor não “enxerga” o texto. Outro obstáculo está no envio e recebimento para contatos que não estejam em servidores criptografados, já que o objetivo do Mega é criar um serviço em que as duas pessoas utilizem os desse tipo.

Segundo Kumar, criar um serviço de email que armazene as informações de maneira tão segura quanto será o do Mega é possível, mas extremamente trabalhoso. Por isso, deve demorar ainda alguns meses para  que o serviço seja lançado. Em todo caso, é bom ter uma esperança de privacidade respeitada de verdade na internet.

Com informações: Mashable