Início / Arquivos / Internet /

Yahoo mudará de logotipo e mostrará 30 opções até a escolha definitiva em setembro

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O sol parece mesmo estar brilhando no Yahoo desde a chegada de Marissa Mayer. Como parte dos esforços para a sua renovação, a companhia adquiriu várias empresas menores, mandou para o limbo o que não dava retorno, deu nova vida a serviços importantes e, como que para selar de vez a nova fase, irá mudar de logotipo. Só que o fará de uma maneira bem diferente.

A partir de hoje, quem entrar na home do Yahoo dos Estados Unidos ou em seu Tumblr oficial verá um logotipo novo. Só que este não será permanente: a empresa exibirá um símbolo diferente por dia até 5 de setembro deste ano. Quando esta data chegar, o Yahoo mostrará então qual é o seu novo e definitivo logotipo.

O primeiro dos 30 logotipos do Yahoo é este

O primeiro dos 30 logotipos do Yahoo é este

Não deixa de ser uma estratégia interessante. Primeiro porque criará uma onda de interesse sobre a marca. Segundo porque o Yahoo poderá analisar redes sociais (já há até uma hashtag para isso, #dailylogo), por exemplo, para saber como está sendo a reação dos usuários a cada logotipo apresentado. Desta forma, pode-se evitar um impacto tão chocante quanto a mudança do logo da Microsoft em agosto do ano passado.

De qualquer forma, a gente não deve esperar uma mudança muito agressiva. Como mostra o vídeo criado para apresentar a ideia, a cor roxa do logo muito provavelmente será mantida, assim como o seu tradicional ponto de exclamação.

Esta, vale destacar, não é primeira mudança no logotipo do Yahoo. Desde a sua fundação, em 1995, o símbolo da empresa tinha letras em cor vermelha e efeito de sombra. Em 2009, a companhia adotou a tonalidade roxa e removeu o efeito do símbolo, deixando-o com uma aparência mais limpa.

Curiosamente, a versão australiana do Yahoo, chamada de Yahoo!7, mantém o tom vermelho até os dias de hoje.