Início » Arquivos » Internet » O News Feed do Facebook mudou

O News Feed do Facebook mudou

Rede social aposenta o algoritmo EdgeRank

Avatar Por

Sempre que você abre o Facebook, cerca de 1.500 posts são potencialmente interessantes aos seus olhos. O algoritmo adotado pela rede social precisa definir o que exatamente é mais bacana para cada usuário, levando a uma série de modificações com o tempo para fazer com o que o resultado seja amplificado. O que exatamente o Facebook deseja? Que você veja mais coisas interessantes no começo, de modo a interagir mais e consequentemente ficar ainda mais tempo no site. A equipe de engenharia do Facebook anunciou nesta terça-feira (6) uma série de novidades para que esse ranking fique mais eficiente.

Primeiro de tudo, a empresa deu adeus ao algoritmo conhecido como EdgeRank. Sim, caros analistas de social media: é hora de deletar da mente tudo o que vocês sabiam a respeito do funcionamento desse recurso. Ele foi desativado para que recursos como o chamado “Último Ator” começassem a funcionar.

A mudança mais importante diz respeito ao período de tempo que o News Feed considera ao exibir os posts em destaque. Antes do anúncio de ontem, o entendimento era de que o Facebook fazia um recorte de momento, do que estava acontecendo naquele instante, com o objetivo de decidir o que tinha mais ou menos peso na escala de interesses do usuário. Eles levavam em consideração o número de likes, de compartilhamentos e de comentários em cada post. Com o tempo, a equipe percebeu que essa não é a melhor forma de mostrar os assuntos em destaque, embora seja uma boa forma de detectá-los.

Mural do Facebook no escritório em Palo Alto; inception

Mural do Facebook no escritório em Palo Alto

Agora o News Feed leva em consideração também o que foi interessante para o usuário nos demais acessos ao site. O exemplo básico, dado pelo próprio Facebook, é o seguinte: quando você está almoçando, uma determinada notícia pode não ser tão interessante, mas passa a sê-lo quando você retorna ao computador do trabalho. O News Feed passa a considerar o que foi importante nos acessos anteriores, para repetir alguns desses itens até que você os veja. Provavelmente a novidade tem a ver com os posts que aparecem mais para o meio do News Feed, visto que — também provavelmente — todo mundo olha os primeiros itens da lista.

A rede social conduziu testes do tipo A/B para verificar como essa mudança afeta o comportamento dos internautas em relação aos posts. O engajamento (likes + compartilhamentos + comentários) avançou 5% em relação às atualizações de amigos e 8% em conteúdo de páginas oficiais.

Toda a funcionalidade descrita acima recebeu o nome de Story Bumping.

Coloque nesta mistura o “Último Ator” também. O algoritmo foi programado para considerar as suas mais recentes interações com outras pessoas que estão na rede social. Curtiu muitas fotos de uma mesma pessoa? Pode ser que o News Feed passe a mostrar com mais destaque novas atualizações daquele usuário. Para tanto, o sistema considera as últimas 50 interações entre os dois.

O “Último Ator” é considerado como mais um signo que o algoritmo reconhece. É mais ou menos como o sistema do Google: são mais de 200 características analisadas em uma página para decidir quão bem ela deve aparecer nos resultados do buscador. Esse ator pode não ser determinante, mas certamente ajuda a compor melhor o News Feed.

O Story Bumping foi implementado no News Feed da versão web do Facebook. Em breve, chegará também aos aplicativos oficiais em dispositivos móveis. O Facebook não especificou quais plataformas vão recebê-lo. Entretanto, é bom lembrar que todo o cálculo do News Feed é feito diretamente nos servidores da rede social. Não vejo motivos para que essa ou aquela plataforma fique sem a novidade. Por sua vez, o “Último Ator” já está em funcionamento tanto no site como nos apps.

E aproveitando a data e os anúncios, a rede social também apresentou um blog para discutir os assuntos relacionados com o algoritmo e a forma de apresentar as atualizações. Parece que eles perceberam que este campo continua um tanto nebuloso. Quanto mais informações puderem dar às pessoas que trabalham com mídias sociais, melhor será o resultado deles. Por consequência, do próprio Facebook.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mariano Eliana
Lindo Mundooooooooo.. Bye
Niza Maria Rodrigues
Eu só queria que eles parassem de invadir nossa privacidade
Claudio Gomes Silva Leite
Sua Empresa ainda não está Ganhando Dinheiro com o Facebook e Outras Redes Sociais? Conheça Agora a Solução: "Sucesso Nas Redes Sociais" e Descubra tudo o que você precisa Saber para Aumentar suas Vendas Agora Mesmo no Facebook, Twitter e Youtube! http://hotmart.net.br/show.html?a=F157155C
Rafael Feuro
Não é beeem assim... Às vezes ele para do nada, e você tem que clicar de novo, mesmo a opção estando marcada. Nada que aborreça muito, anyway.
Tiago Gedehefe
É só vc mudar para mais recentes e não deixar em principais histórias.
Julio Sá
No final é tudo para suportar mais o negócio deles e fazer o preço das ações da empresa subir...
Yuji Negoro
Marcelo Rodrigues Mostra mesmo? as vezes eu acho que não mostra...tenho essa impressão pelo menos...nunca sai testando e provavelmente não vou...(eu só uso o "Mais recentes", BTW).
Pierre Henrique Lehnen
Eu só queria que ele mostrasse simplesmente tudo, na ordem que foi postado. Do jeito que é hoje, pelo 3 dias por semana ele fica parado exibindo exatamente os mesmos feeds. Já perdi muitos posts que eu não queria ter perdido e também já vi muita coisa completamente fora de ordem.
André Bocão
Então, não. Na verdade tem umas entrelinhas que não estão no texto. Suas postagens no Facebook só atingem de 5% a 16% dos seus amigos. Quer atingir mais pessoas? Tem que pagar. A diferença do G+ é que suas postagens chegam para todos os seus amigos, não tem essa de promover post pago.
Marcelo Rodrigues
A mudança vale apenas para as "principais notícias" que são classificadas por esse algoritmo. Os mais recentes continuam lá..
Marcelo Rodrigues
"Mais recentes" já mostra tudo! :)
Yuji Negoro
Gostaria que tivesse a função..."Ver tudo, sem filtros"...eu sei que ia encher de coisas...e coisa bem inútil...mas controle maior sobre o que aparece no meu feed.
Thássius Veloso
Sim!
Wesley Couto da Silva
o 'mais recentes' vai continuar mostrando os mais recentes? é tudo que importa pra mim
Gabriel Gonçalves
Imagina se o Twitter faz isso? haha Não curto muito ficar puxando saco do Google, mas espero que com isso "desande" o Facebook e migrem para o G+, parece mais organizado as coisas lá ;)