Início » Arquivos » Internet » Afinal, as postagens no Twitter influenciam a audiência da TV ou o contrário?

Afinal, as postagens no Twitter influenciam a audiência da TV ou o contrário?

Avatar Por

Sempre que passa algo muito relevante na TV (seu conceito de relevância pode não ser o mesmo de todos) e a timeline inteira do Twitter fala sobre isso, surge alguém dizendo que não vê mais televisão porque as pessoas que segue comentam tudo em tempo real no site. Ao mesmo tempo, o número de comentadores do mesmo programa parece aumentar com o passar do tempo – a curiosidade do que está acontecendo na TV mais a vontade de participar ativamente do papo deve levá-los a também ligar o aparelho.

Para analisar esse tipo de interação entre as mídias sociais e a televisão, que é um fenômeno global, a Nielsen, provedora mundial de informações e insights, fez uma pesquisa para verificar se conversar no Twitter sobre um programa fazem com que mais pessoas o assistam ou se assistir a um programa faz com que se tuíte mais.

A resposta talvez seja o que você esperava: ambos.

Foi analisado um total de 221 episódios de programas do horário nobre e os tuítes relacionados a cada um deles. Assim, foi possível ver que 48% dos episódios causaram um aumento sensível na quantidade de postagens no Twitter sobre eles. Ao mesmo tempo, a audiência dos programas também aumentou, em 29%.

grafico tv twitter nielsen

Já entre os diferentes gêneros de programa analisados, os que mais recebem novos telespectadores são reality show (alô Mulheres Ricas e BBB), com 44% deles tendo sua audiência aumentada, seguido por comédia (37%) e esportes (28%). Drama é o último colocado, com 18%.

1375738275915

Para nós, a pesquisa serve mais como curiosidade. Mas, para quem trabalha na área, é uma comprovação de que a televisão pode receber ótimos resultados caso entenda o potencial das redes sociais e saiba aproveitá-lo, seja para aumentar a audiência ou como um termômetro da aceitação. Vários, inclusive, já fazem isso, colocando sugestões de hashtags para que os telespectadores comentem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Machado
Inclusive estádios com compra de naming rights não recebem os devidos créditos. Ex: o HSBC Arena, do Rio de Janeiro que recebeu o UFC Rio no sábado passado recebeu a alcunha de "Arena da Barra". O Estádio Fonte Nova que tem naming rights da Cerveja Itaipava também não é devidamente creditado.
Jamis Casusa
Eu estava me referindo a isso: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/globo-decide-parar-de-citar-twitter-e-facebook
Lucas Herrera
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Sempre foi política da Globo não citar marcas sem receber nenhum dinheiro pra isso. Isso é em tudo que você imaginar, Red Bull foi chamada de RBR por muito tempo, os times de vôlei da superliga nunca tem os patrocinadores citados, recentemente a copa Audi foi chamada de Torneio Internacional da Alemanha.
Nilberto Melo
Acho que é a MTV, não? Bem antes da Globo, o Descarga MTV (apresentado pelo Mion) já exibia tweets, assim como Acesso MTV (apresentado pela Marimoon). Na PlayTV tinha uma programa onde o pessoal do twitter pedia clipes para serem assistidos... O Pânico desde a época da RedeTV interage também usando hashtags para o público ajudar a decidir as coisas....
ricardo
Haha, exatamente o que eu ia comentar.
abiliojose
Você está enganado. A Globo é a pioneira no Brasil em integração da programação com redes sociais.
Jamis Casusa
A Globo é uma dessas que não entendem o potencial das redes sociais. Lá não se pode mencionar nem os NOMES das redes, se referem ao Facebook como "uma grande rede social" e ao Twitter como "um microblog".
Elton Alves Do Nascimento
Particularmente isso não me agrada tanto quando o programa de TV é algo que realmente não quero assistir. Reconheço que aumenta a iteração e tudo mais e fafafa e mimimi e tals, mas as vezes eu só quero ficar em paz na internet, tuitando besteria e zas, aí a galera tá lá comentando sobre as besteiras da TV ao invés de comentar sobre as besteiras da própria internet.
TaylerPadilha
Taí duas coisas que ideio: TV e Twitter! :D