O Rdio não teve um início de semana fácil. Conforme eu relatei por aqui, nos últimos dias o serviço simplesmente parou de funcionar na mais recente atualização do Android para a versão Jelly Bean (4.3). Depois de alguns dias sem acesso às canções, finalmente está tudo de volta ao normal. Ufa.

Reprodução de "As Vantagens de ser Invisível" (direção de Stephen Chbosky; distribuição da Summit Entertainment)
Ufa! Músicas de volta

Tudo bem que o Rdio não explicou exatamente qual foi a zica, mas fica a impressão de que não se preparam para a chegada de uma atualização no Android… apenas a plataforma para celulares/smartphones mais utilizada no mundo. Agora está tudo de volta ao normal. Vá à loja Google Play para baixar o app Rdio na versão 2.6.5. Caso não funcione mesmo assim, pode ser que o update ainda não tenha aparecido para você. Neste caso, recomendo que você baixe o .apk diretamente neste link para instalar no seu aparelho.

Embora tenhamos corrido atrás da assessoria do Rdio para se pronunciarem a respeito do assunto, nenhuma resposta chegou até o momento.

De qualquer forma, alguns leitores levantaram a seguinte questão: por que dar destaque a este assunto? É relativamente simples. Estamos falando de um serviço de internet pago. Penso eu que, da mesma forma que não se admite que uma banda larga saia do ar ou a televisão a cabo pare de funcionar, o mesmo vale para o Rdio e os congêneres. Eu dependo do app para escutar as músicas que animam meu dia. Não duvido que muita gente passe pela mesma situação. É bom que se faça por onde caso realmente queiram que o streaming de conteúdo torne-se uma realidade, em substituição a baixar e manter cada MP3 na memória do aparelho.

E como ficam os clientes?

Muito gentil, a Emilie ofereceu 4 dias de acesso gratuito ao Rdio
Muito gentil, a Emilie ofereceu 4 dias de acesso gratuito ao Rdio

Ok, a assessoria do Rdio não nos respondeu. Mas o suporte técnico sim, e a resposta foi bastante positiva! A representante identificada como Emilie B. foi perguntada sobre a devolução do dinheiro devido à interrupção do serviço. Em resposta, ela disse que creditaria ao meu perfil mais quatro dias de utilização gratuito do Rdio – mesmo período que fiquei sem acesso às canções.

Ainda segundo a Emilie, não é possível conceder automaticamente o benefício a todos os assinantes que merecem ser ressarcidos. Quem tiver interesse em pleitear o benefício deve, portanto, acessar a página de suporte do Rdio para informar do ocorrido.

Tudo foi resolvido da melhor maneira possível. Fica a lição para que não ocorra novamente. Se fosse um serviço oferecido de maneira gratuita, como um YouTube da vida, provavelmente não pegaríamos tanto no pé. Só que o Rdio é um serviço, há uma relação comercial nisso aí. É bom que startups e empresas nem tão iniciantes assim se acostumem a prestar contas aos assinantes quando algo do tipo ocorre.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados