Assine o feed -> https://tecnoblog.net/feed/podcast/

Assine o feed -> https://tecnoblog.net/feed/podcast/

Após um não tão longo mas bastante tenebroso inverno, aqui está mais um episódio do TB Cast, podcast de tecnologia que está na iTunes Store nessa semana como número um da categoria! \o/

Nesse episódio, eu, Giovana, e nosso editor-chefe, @Mobilon, recebemos os tecnobloggers Thássius Veloso e Emerson Alecrim (nesta edição não fomos agraciados com o belo timbre de Paulo Higa porque ele está de férias) no Tecnocenter para falar sobre o Chromecast, que foi anunciado no evento da quarta-feira e a audaciosa campanha da Canonical no Kickstarter, que pretende juntar US$ 32 milhões para criar o Ubuntu Edge, um smartphone com configuração incrível.

Importante notar que o podcast foi gravado um dia depois do anúncio do Chromecast, então ainda tínhamos algumas incertezas que foram e ainda serão, nos próximos dias, solucionadas. Dois posts que podem complementar o podcast nesse ponto são este, sobre como o Chromecast é por dentro, e este, sobre como fazer para exibir arquivos de vídeo pelo dongle.

Pautas

Assinatura

Assine o TB Cast para receber o episódio mais recente assim que ele for publicado. Basta usar um agregador de podcasts e assinar nosso RSS ou se inscrever em nosso canal no SoundCloud. Para quem usa iTunes para gerenciar seus podcasts, o nosso feed é este.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Vellozo Viana
Thiago Mobilon valeu!
Fer
Tipo... O (AM)OLED é queridinho por apresentar cores mais vibrantes... Mas que não condizem com a realidade. E existem telas com bons ângulos de visão (IPS), a muito tempo, só não focaram nisso com essas full HD.
Thássius Veloso
Creio que é uma parada que vai se dar em etapas. Primeiro, as fabricantes aumentam a concentração de pixels por polegadas, e neste cenário a Apple saiu na frente. Depois, quando esse aspecto estiver resolvido, aí sim vão ter mais cuidado com o ângulo de visão e também com as cores, o brilho, essas coisas. Só não entendi a questão do realismo...
Fer
Bom, eu acredito que uma resolução que vá além do "o olho humano não consegue distinguir os pixels" possa sim trazer alguma vantagem... Mas por essas telas full HD não estão mostrando vantagem, pelo contrário. Existem coisas muito mais relevantes pra se investir nas telas atuais que as fabricantes não estão dando bola por não poder colocar em números na fica técnica, como ângulo de visão (é... Até que daria pra por em números... Alguém tem que dizer isso pra elas) e realismo. Como no caso, de novo, das câmeras... Antes estavam colocando cada veis mais megapixels nas câmeras simplesmente pra ter um numero mais alto na fixa técnica, aí agora veio a Nokia e deu uma utilidade pra esses megapixels exagerados, que realmente faz alguma coisa pra melhorar a imagem.
Thássius Veloso
Realmente, vai chegar num ponto em que não será necessário adicionar mais pixels porque a concentração já é muito alta. Mas você acha que chegamos a este ponto? Tenho dúvidas.
Leandro Nascimento
Muito bom!!! Adorei esse ep.!
Fer
Quanto ao que o Thássius disse a quantidade de pixels e distancia... Realmente... É relativo e tals, mas a questão é que as fabricantes estão correndo pra socar pixels nas telas que no fim não faz diferença... Uma tela de smartphone com resolução HD já tem uma densidade suficientemente alta pra não conseguirmos distinguir os pixels. Alguns argumentam que ainda assim melhora a imagem... Mas basta comparar a tela do Xperia ZQ (que é full HD, e uma merda) com a do iPhone (prevejo gente me chamando de fanboy). E é justamente por isso que a resolução do Edge é HD, o próprio Mark disse isso, as fabricantes tão correndo pra socar pixels nas telas como antes socavam megapixels nas câmeras e, assim como era com as câmera, a imagem continua a mesma merda, só muda a fixa técnica! E quanto ao Chromecast... Ele tem um hardware que humilha meu Android (temporário), o que é de causar indignação, porque ela coloca 512 MB de RAM em um simples "HDMI sem fio" e deixa as fabricantes, parceiras, lançar aparelhos com Android 2.3 e 256 de RAM... E tem armazenamento interno... Então talvez alguma atualização de software traga mais funções... Quem sabe?
Thiago Mobilon
Guilherme, muito obrigado pelo comentário. Vou colocar ele na leitura de emails no próximo TB Cast! :-)
Guilherme Vellozo Viana
Galera, vocês se prenderam muito no Ubuntu Edge 'celular' e falaram pouco o fato de ele também ser um computador. Todo o armazenamento, processamento e memória desse dispositivo não é pra ter um simples celular e sim o SEU computador pessoal no SEU bolso. Simples e lindo. Como falei com uns amigos a alguns minutos atrás no fb, se fosse a Apple que fizesse isso as pessoas estariam mais excitadas do que poodle quando chega visita em casa. É a portabilidade de se ter um sistema móvel e um sistema desktop pra onde você quiser ir. E é um sistema completo, gente, um sistema muito usado e respeitado. Não é como aquele negócio Atrix que tem um 'sistema desktop' frankstein. É o Ubuntu desktop que o usuário vai ter ao transitar para o monitor! ;) E o chromecast apesar do estardalhaço é basicamente um 'hdmi sem fio', como vocês mesmo concluíram, por fim. Não chega a ser um minipc, como uns aí que tem pelo mercado em que se pode até instalar distros linux feitos pra arm. Uma pergunta: as próximas smart tvs (as atuais não são tão smart assim, muito pelo contrário) já não vão possibilitar tudo isso de uma maneira mais fácil sem a necessidade de se ter mais um gadget? Ou não seria ainda mais fácil ter um minipc (com android) no hdmi ta tv pra fazer tudo isso? já tem controles remotos funcionando (um bocado bem) pra eles vendendo por aí pela internet. Tudo feito na china e sem marca, claro.
qgustavor
Já que esse foi o último post que falaram oficialmente do Chromecast, deixo esse link: http://blog.gtvhacker.com/2013/chromecast-exploiting-the-newest-device-by-google/ Como eu já disse em comentários passados: ele é muito pequeno para rodar Chrome OS, nem um netbook roda isso direito. Como eu pensava, ele usa Android (é baseado, ao menos).
Thássius Veloso
Na verdade, não... Eu não conheço o 99vidas. Mas já estou fazendo o dever de casa pra não dar uma bola fora dessas em uma futura edição do Cast. :D
Bruno Soares
A câmera frontal do HTC One até que é decente.
TaylerPadilha
Certo né véi! O Khássius é um rapaz zuera pura! \o/
drantunes
O aplicativo do Youtube p/ Smart TV Samsung já pode ser controlado totalmente pelo smartphone (que tenha a APP do Youtube). E aí fica interessante, você pode controlar o vídeo, buscar novos videos enquanto na TV está rodando o vídeo. (inclusive mexer em outras apps do smartphone). A questão é como poder enviar qualquer conteúdo do computador ou smart para TV. Por exemplo, dificilmente será possível exibir um filme comprado/alugado via iTunes Store na TV :(
@mos_axz
O Thassius tá de zueira né? O 99vidas é um projeto sobre nostalgia gamer, idealizado pelo IzzyNobre (ex-colunista do Tecnoblog, da era Roots, 2009) e Jurandir Filho (Cinema Com Rapadura/Rapaduracast). O 99vidas é hoje o melhor podcast do Brasil de acordo com o instituto Datagordo ( o TBCast eu não considero podcast, prefiro considerar jornal semanal mesmo. Mas acho que o TBCast está no Top 5, se considerar como podcast :D)
Exibir mais comentários