Rumor do dia: Google está testando Helpouts, plataforma de comércio eletrônico baseada no Hangouts

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 4 dias

Parece que vem mais novidade do Google por aí. Essa, tem relação com e-commerce e, se vingar, vai ajudar bastante gente a ganhar dinheiro sem sair de casa. É o Helpouts, uma versão do Hangouts que permitirá aos usuários prestar serviços e fazer vendas utilizando-o como meio de comunicação com os clientes.

Bastante gente já utiliza o Hangouts para fazer reuniões sem precisar pegar trânsito ou avião – inclusive aqui no TB é a ferramenta escolhida. Mas a ideia do Helpouts é um pouco mais completa.

Como é voltado para o comércio, ele contará com perfis de usuários, nos quais os vendedores poderão exibir sua reputação e gerenciar pagamentos e os clientes terão uma ferramenta de pesquisa “robusta” que permite encontrar o que procuram no marketplace, segundo o TechCrunch, que descobriu a história.

screen-2

O marketplace terá diversas áreas de serviços: computadores, educação, culinária, saúde, hobbies, suporte técnico e “outros”. Se sua mente foi direto para pornografia nessa última categoria, vale dizer que a notícia não menciona como vai ser o controle a isso, nem se vai haver um.

Pela descrição, o Helpouts não é tão novidade; há vários serviços semelhantes por aí, que permitem que os contratos sejam firmados entre moradores de partes diferentes do mundo – por exemplo, você pode aprender inglês com um americano, com ele na casa dele nos EUA e você na sua, no Brasil.

A principal vantagem do Helpouts parece ser a concentração de tudo em um site só: contatos, transações e entrega do serviço. E, como provavelmente todo mundo que tem Gmail também terá automaticamente uma conta no Helpouts, há bastante potencial.

screen-4-education

O Helpouts também pode ser bastante interessante para o próprio Google ganhar dinheiro com anúncios. As empresas podem, por exemplo, oferecer serviços gratuitos para ficarem conhecidas entre os usuários. E, quem sabe, o Google fique com uma parcelinha de todas as transações feitas.

Para fazer os testes, que estão ocorrendo desde junho, algumas parcerias com empresas americanas de várias áreas foram feitas, como One Medical Group, Sears e Weight Watchers. Até o lançamento, instrutores conhecidos de yoga e fitness também devem participar.

O desenvolvimento era um grande segredo interno, conhecido apenas pele equipe diretamente envolvida, de 12 pessoas. Bem, até agora. O serviço pode ser lançado já no mês que vem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados