Pesquisa feita pela empresa de Changewave Research mostram que 2010 talvez seja o ano do Android no competitivo mercado dos dispositivos móveis.

Os dados mostram que 21% dos consumidores que pretendem adquirir um smartphone nos próximos três meses estão de olho em aparelhos equipados com o sistema operacional do Google, enquanto em no último mês de setembro eles não chamavam a atenção de apenas 6% do público. De acordo com Paul Carlton, diretor da empresa de pesquisa, a repentina mudança no interesse foi motivada sobretudo pelo lançamento de novos smartphones nos últimos meses, como o Motorola Droid, por exemplo.

Os números também mostram que o crescente interesse pelos “Googlephones” em breve deverá ser sentido lá para os lados da Apple, que viu o interesse em seu todo-poderoso iPhone cair para 28%, contra os 32% da última pesquisa. Para Carlton esse movimento de mercado é natural: “boa parte dos interessados pretendem substituir seus iPhones por smartphones Android”, afirma.

Tal mudança de preferência já é sentida por algumas empresas de monitoramento web. A Net Applications, por exemplo, registra que entre os últimos meses de novembro e dezembro a participação do Android no mercado móvel saltou 54,8%, enquanto o Blackberry e o iPhone subiram “apenas” 22,2% e 20,1%, respectivamente. Os números também indicam quais foram os presentes de natal mais populares no último mês.

Outra grande vencedora com essa mudança de humores do mercado parece ser a Motorola: de acordo com os dados, sua participação nas vendas de smartphones nos próximos 90 dias deverá saltar de 1% para 13%.

Isso, claro, porque o Nexus One ainda não havia sido apresentado (o que está acontecendo no momento que este post está sendo escrito). [Inquirer, Net Applications]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados