O próximo acessório para tornar sua experiência gamer ainda mais real vem dos laboratórios de pesquisa da Disney: se trata de um aparelhinho que funciona em conjunto com uma câmera de movimento para soprar círculos de ar no jogador de acordo com o jogo.

Chamado de Aireal, ele pode ser usado em conjunto com outros para criar as sensações táteis. Elas se alteram de acordo com a intensidade e a pressão com que os círculos são “ejetados” do aparelho, escolhidas pelo desenvolvedor para que a experiência criada seja a esperada por ele.

Os objetos são “reproduzidos” com ar, de forma que a interação com eles seja mais do que apenas visual. Graças à câmera de movimento, ele consegue captar o movimento do jogador, soltar o ar exatamente na sua direção e entender qual a resposta que ele dará.

(quem lembrou do Gandalf ao ver os círculos de ar, toca aqui!)

No vídeo acima alguns usos são demonstrados, como a reprodução do delicado bater de asas de uma borboleta e o movimento de gaivotas voando ao redor. Acredito que, na prática, o uso em games será bem interessante em shooters. Imagina uma bala passando de raspão pela sua orelha, que agonia?

O Aireal também pode ter aplicação também no dia a dia. Por exemplo, combinando com tecnologias de controle de movimento, como o Leap Motion, é possível utilizá-lo para saber se suas mãos estão na área de captação do aparelho.

Ainda vai algum tempo de pesquisa para que o Aireal possa chegar ao mercado e não há nem uma data de lançamento prevista. Mas já dá para imaginá-lo em conjunto com outros acessórios, como o Oculus Rift e a esteira Virtuix Omni. E nunca mais deixar de jogar videogame.

Com informações: NewScientist

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alan Reis
E aí então viver no Oasis, como estou sonhando a tanto tempo! *-*