Início » Arquivos » Telecomunicações » Anatel quer que operadoras permitam cancelamento de linhas pela internet

Anatel quer que operadoras permitam cancelamento de linhas pela internet

Emerson Alecrim Por

Você liga para a sua operadora, disca 3, depois 2, depois 6, ouve uma musiquinha por 20 minutos, consegue enfim falar com alguém, diz que quer cancelar seu plano, o atendente diz que vai te transferir para o setor de cancelamento, você escuta mais uma musiquinha e… A ligação cai. Quem nunca passou por isso? Felizmente, uma decisão da Anatel poderá acabar com este problema. Ou ao menos amenizá-lo.

Em entrevista dada ao Estadão, João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, disse que está nos planos do órgão a aprovação dentro de 30 dias de um novo regulamento que facilitará a vida do consumidor que quiser cancelar um plano ou uma linha de telefonia.

Anatel

A ideia é a de que o usuário tenha a opção de cancelar seu plano a partir do site da prestadora, sem ter que encarar o torturante jogo de empurra-empurra dos call centers, assim como as insistentes propostas para que a linha seja mantida.

A Anatel também estuda a opção de permitir que o cancelamento possa ser feito via telefone, mas de maneira totalmente eletrônica. Neste caso, o consumidor teria que digitar o número do seu contrato e seguir as orientações conseguintes para concluir o cancelamento, sem nenhuma interferência humana por parte da operadora.

O próprio João Rezende reconheceu que as empresas de telecomunicações irão chiar, argumentando, por exemplo, que o novo regulamento poderá prejudicar os planos de fidelidade que têm como principal atrativo a oferta de aparelhos com preços mais atraentes, mas neste ponto o executivo foi taxativo: “é o risco do negócio”.

A proposta é interessante e tal, mas temos que manter os pés no chão: mesmo que o regulamento seja aprovado, demorará para que suas normas vigorem, é necessário um longo estudo tecnológico para garantir a segurança dos procedimentos e, claro, deve haver regras sem brechas para evitar que as operadoras sabotem a ideia de alguma forma.

Mas que vai ser lindo poder cancelar uma linha sem ter que conversar com todos os atendentes do call center, repetir o CPF para cada um deles e anotar trocentos protocolos de atendimento, ah, isso vai.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jaqueline ferreira
qual numero que eu consigo falar com o pessoal da anatel? alguem Pfv'
Dihego Antunes Catenacci
ai vira festa mesmo...
Morgana Silva
Não, basta você pedir um plano mais barato. Fico pasma com essas coisas.
Braz Moura Locateli
"...que o novo regulamento poderá prejudicar os planos de fidelidade que têm como principal atrativo a oferta de aparelhos com preços mais atraentes,... " Quem mandou ter um lixo de atendimento, agora aguenta!
Matheus
Isso, depois vai ter um monte de gente com linha cancelada por pessoas mal intencionadas... A Anatel ao invés de ajudar só atrapalha, eu gostava da época que o telefone era bloqueado pela operadora onde eu todo ano trocava de aparelho celular pagando nada ou quase nada, agora tenho que pagar valores absurdos por aparelhos e planos, sendo que a vantagem antes era o aparelho "grátis". Acho que o que deveria acontecer é só mais fiscalização, multas que são aplicadas ao invés de caducarem, mais controle...
Lucas Sandoval
Que bobeira! O Brasil precisa de mais concorrência e menos imposto sobre o setor. Essa intervenção só vai criar mais problemas.
Matheus Rosa
Não sei se isso vai funcionar direito, mesmo depois de um longo estudo tecnológico. Acho que as teles não irão investir muito na infraestrutura, o que fará com o que o sistema fique fora do ar e assim não efetivando os cancelamentos...
Guilherme Henrique Filho
No caso de contratos com fidelização, basta pedir a suspensão da linha (se não me engano ocorre por um período de 3 meses) assim ganha-se tempo até o fim do contrato. Ou ainda ir ao site da ANATEL e fazer uma reclamação, ele é atendida em até 05 dias úteis. Ou então processar.
Ernâni Machado Alvarenga
"E assim surgiram os primeiros formulários eletrônicos de cancelamento em braile."
qgustavor
O tanto de gente que vai falar que cancelou a conta sem querer... podem botar captchas, verificação de senha, e-mail ou embriagez... Vão achar que aquele botão "cancelar linha" é para adicionar crédito ou ver quem ligou quando não estavam em casa.
Maurício Rodrigues
Ideia muito bem vinda espero que vingue.
Paulo Otávio Diniz Rodrigues
Aposto que as teles vão arranjar vários obstáculos pra dificultar, como página em servidor lento, botões coloridos "nada a ver" na página pra confundir, acesso complicado, etc... :/
Sergio Santos
faz 25 dias que tento cancelar uma internet 3G e não tem jeito mim mando de pessoas para pessoas e não tem jeito, a internet fica folhando não entra e eu tenho que espera uma boa hora pra entra se quiser acesa se não fique esperando quando for depois entra fique esperando um bom tempo, vc liga e eles deliga na sua cara guando atende dez que o sistema esta inoperante e vc fica sem trabalhar, mais a conta vem pode ficar tranquilo vc paga mesmo assim o sistema não fica inoperante quando é pra cobra a fatura ala vem e tudo bem vai reclamar a quem e assim vai, é uma vergonha estas operadoras, Anatel tem que tomar providência a CLARO sabe multar querem que vc paqui uma muita de 176,03 pra cancelar um plano que vc só tem aborrecimento os técnico fazem teste com vc e fala que o equipamento esta com defeito e mesmo assim vc tem que pagar uma muita vc não pode cancelar tem que pagar a mouta eles querem cobra, vc tem que continuar passando o tempo todo esperando a internet entra e cai a todo instante isso todos os dias vc tem que passa por isso, se for pra cancelar fique sabendo que vc vai tomar chá de cadeira por muito tempo todos os dias, vc fica sem saber o que fazer é uma vergonha, pra onde vc for todas as operadora trata desta forma só encontra roubalheira de todo lado, vc liga seus preditos vão embora rapidinho vc não fala nada e acaba logo, O QUE FAZER PRA ONDE VC VAI O QUE FAZER...
Rodrigo Fante
Eu uso sempre, mas neste caso o cancelamento pela internet é mais uma opção.
Rafael Tracz
acho a decizao da Anatel maravilhosa
Exibir mais comentários