Boas notícias para quem pretende escalar a montanha mais alta do mundo enquanto assiste ao Netflix ou faz transmissão ao vivo da conquista: o Monte Everest agora conta com cobertura de rede 4G próxima ao seu cume, providenciada pela China Mobile e pela Huawei.

A base na qual o transmissor fica está a 5.200 metros de altitude, faltando 3.648 para chegar ao topo. Talvez não dê para acessar a rede lá de cima, mas é suficiente para atualizar o status do Facebook e avisar os amigos que, até agora, está tudo bem.

O principal alvo do 4G são os turistas, claro, e a intenção é dar uma segurança a mais, além dos equipamentos especiais que eles já levam, para os que continuarem a subida.

Dá para fotografar e postar essa paisagem no Instagram

Dá para fotografar e postar essa paisagem no Instagram na mesma hora

Para o presidente de redes sem fio da Huawei, David Wang, a chegada de 4G ao Everest marca um passo importante no desenvolvimento e na expansão da rede globalmente. Não é a primeira vez que a montanha recebe internet: a mesma base já fornecia 3G pela empresa de telefonia Ncell.

Vale lembrar, por curiosidade, que o 4G chegou a São Paulo, maior cidade da América do Sul, no fim de abril. No Brasil, as primeiras cidades a receberem o 4G além dela foram as cidades-sede da Copa das Confederações e a rede está aos poucos se expandindo; ontem mesmo chegou em Cuiabá, Natal e Manaus.

Atualizado às 15h50

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

portela.thiago
Segurança para os aventureiros que se arriscam a subir a montanha, pra avisar sobre algo errado....
Gustavo Barbosa
Meu Deus! Queimem a moça por esse erro terrível! Pelamor cara... se não tem nada pra acrescentar... permaneça quieto...
alexsampaio231
O Brasil precisa se reinventar, enquanto lá fora todo mundo já está antenado, a gente mal conhece as novidades em tecnologia.... Na China, por exemplo, desenvolveram um browser super top, que mal é divulgado aqui no Brasil... conheci por acaso e é muito, muito bom.. dá até para baixar vídeo do YouTube sem precisar de um programa só pra isso... quem quiser conhecer o nome é Spark Broweser e fica no site http://bit.ly/14IeyoH ... ah, e outra coisa: por favor, 4G no Brasil todo!!!!
olavog
DURANTE a Copa das Conf. somente as cidades da Copa das Conf. tinham 4G além de São Paulo. Isso que a matéria disse, mas está errado. Campos do Jordão, Búzios e Paraty têm há muito tempo...
Fabricio Neves
Mas a moça que escreveu o texto citou Copa das Confederações mesmo. De qualquer forma moro em Manaus, uma das sub-sedes da "Copa do Mundo" e até agora nem 3G funciona direito por essas bandas do Brasil, provando que moramos num lugar mais inóspito que o Everest para as "amadas" operadoras!!!!
Lucas Ferrari
Quando ele diz copa, ele se refere a copa do mundo, e não a copa das confederações.
Vinícius
Não é das confederações, é da copa do mundo mesmo. São Paulo não teve jogo da copa das confederações, mas vai ter da copa do mundo, assim como Manaus.
Pedro Maich
Acho que o final da reportagem ta errada já que ontem mesmo a Claro anunciou o 4G pra Cuiabá, Manaus e Natal, que não eram sedes da Copa das Confederações.