11-X, Midway, WEP e outros nomes estranhos que a Microsoft pensou antes de anunciar o primeiro Xbox

Paulo Higa
Por

xbox

O console da Microsoft se chama Xbox, mas nem sempre foi assim: durante o desenvolvimento, vários nomes foram sugeridos pelos funcionários. E alguns são bem estranhos agora: o Xbox poderia ter se chamado Eleven-X, Bunduss ou alguma sigla estranha, como LEX (Live Entertainment Experience) e MIND (Microsoft Interactive Network Device).

O cocriador do Xbox, Seamus Blackley, disse ao Edge Online que WEP foi um dos primeiros codinomes pensados para o console. Significava Windows Entertainment Project e provavelmente agradaria aos executivos. Outros codinomes eram Midway, que remetia à integração entre PC e console, e DirectX Box, encurtado simplesmente para “xbox” em uma troca de emails.

“xbox” era um nome bacana, mas o brainstorm continuou. Aparentemente, o pessoal da Microsoft gosta bastante de siglas, então eles criaram algumas:

  • MAX (Microsoft Action Experience);
  • FACE (Full Action Center);
  • RPM (Real Performance Machine);
  • VIP (Virtual Interactive Player);
  • MAP (Microsoft Action Play);
  • MOX (Microsoft Optimal Experience);
  • AMP (Active Microsoft Player);
  • TSO (Three, Six, Zero) – esse parece bem familiar hoje;
  • MITH (Microsoft Interactive Theatre).

Todas elas eram uma “porcaria”, segundo o próprio Blackley.

Alguém pensou em trocar o nome “xbox” para 11-X ou Eleven-X, mas a ideia não colou. E, mesmo após concordarem que Xbox seria o nome ideal, ainda era necessário decidir qual seria a grafia do nome: afinal, X-Box, xBox, XboX, X-box ou Xbox? A escolha final foi a mais simples possível.

No Edge Online tem a lista completa das siglas.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados