Firefox

Para ser sincero, uma quase nova marca do Firefox, um dos navegadores mais utilizados no mundo (atrás do Internet Explorer e do Chrome, não necessariamente nesta ordem). A Mozilla apresentou no fim de semana o que vem a ser uma nova pegada para a marca do bicho em chamas que há muitos anos nos acompanha. O objetivo era tornar a marca mais simples – apenas isso.

Para tanto, os designers da Mozilla retiraram alguns dos detalhes da marca anterior. A impressão que fica é de um logo sem alguns dos traços presentes anteriormente, mas que, no fim das contas, continua sendo o mesmo Firefox de sempre. Questão de hábito. Rapidamente vamos nos acostumar com a novidade.

De acordo com a Mozilla, eles refizeram a marca para ficar completamente compatível com SVG. Em outras palavras, ela se tornou vetorial: dá para ampliar ou diminuir infinitamente. O SVG é um dos padrões da web aberta, tão defendida pela própria Mozilla. Coerente, portanto.

A marca foi desenvolvida com foco em dispositivos móveis. “Ainda que pensemos que ele fica demais em qualquer tamanho, foi otimizado para ser mais claro e limpo em dispositivos com telas menores e resoluções menores”, informa o post de lançamento. Considere que a Mozilla pretende lançar celulares com o Firefox OS. Faz sentido que se preparem para este cenário.

Ah, sim, não menos importante: o braço da raposa (é uma raposa, de acordo com o texto de explicação! Embora historicamente a Mozilla tenha dito que se trata de uma espécie de panda) mudou de posição. Agora parece que ele está abraçando o mundo. Compare com a versão anterior da marca que você entenderá.

Evolução da marca do Firefox

Evolução da marca do Firefox

Vi a primeira aplicação da nova pegada da Mozilla em termos de visual do Firefox neste vídeo abaixo. É justamente sobre os celulares rodando sistema Firefox.

Recomendo ler o artigo de Sean Martell comentando o processo criativo até chegar a este resultado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
O pior dessa discussão toda é que nem influência de minimalismo foi, senão muitas sombras, formas e texturas teriam que ser tiradas dali. O logo simplesmente está mais limpo...
Zephyro
Você é que só pode estar brincando. Senão, ou está com má vontade ou tem sérios problemas de interpretação de texto. Não é possível... Eu, por acaso, falei em específico do ícone do Fx?! E desenhos complexos podem SIM facilitar as associações, como em casos que citei acima (o que não quer dizer que possam ser facilmente reproduzidos). Sinceramente, pra mim já deu. Não tenho saco pra dogmatismo.
Rafael
Haha, você tá brincando... Que outro ícone "monocromático baseado num formato circular" parece com esse do Firefox? Desenhos complexos NÃO são interpretados e guardados mais facilmente pelo cérebro.
Zephyro
Perceba que na maior parte do tempo eu deixei a questão de gosto pessoal (que não deixa de ser relevante, ao contrário do que você possa pensar) de lado, apresentando-lhe situações plausíveis. Não pense como alguém que vive mexendo em computadores, mas como um leigo: imagine um ícone monocromático baseado num formato circular em meio a outros ícones monocromáticos baseados num formato circular. O indivíduo que possui menos intimidade com tal conjunto, pelo menos por algum tempo, irá ficar confuso, dada a semelhança entre eles, consequência de mera simplicidade. Quanto menos recursos são utilizados na construção de ícones, mais semelhanças eles tenderão a compartilhar. Outra possibilidade que levantei foi a de um ícone/figura mais sofisticado ter mais chances de causar maior impacto visual, podendo trazer uma impressão mais positiva e contribuindo para agilizar e facilitar a associação a determinada marca/produto. E, pra deixar claro, eu não citei ícones específicos. Você continua rebatendo coisas que não falei. :)
Rafael
Hahaha, você inventou uma situação que não existe para justificar seu gosto pessoal. O ícone do Firefox continua reconhecível. Os ícones do Windows 8 são todos diferentes e reconhecíveis de longe o pessoas tem um símbolo de pessoas, o de mensagens tem um balão de fala, o esportes tem um troféu, etc, ou vai me dizer que você confundiria um com o outro? Ou o novo ícone do Fx parece com o do IE por acaso?
Zephyro
"Fazer gráficos simples não requer um conhecimento sobre o que é “simples” e um trabalho para atingir a simplicidade?" Falácia do espantalho ou apenas má interpretação? Releia o comentário. "Estou falando de reconhecimento, de cognição, da facilidade do cérebro reconhecer e processar melhor gráficos mais simples" E o que estou dizendo é que, por si, "simples" não quer dizer "ser melhor". É preciso um contexto. Defender a simplicidade como se ela por si fosse o argumento não convence. E apresento-lhe um outro ângulo: algo mais elaborado pode causar uma impressão tão mais forte (um deslumbramento, por exemplo), a tal ponto de facilitar o reconhecimento. Por outro lado, itens demasiadamente simples, podem se tornar tão vagos a pontos de se tornarem pouco reconhecíveis. Imagine, por exemplo, um conjunto de ícones de traços e elaboração tão simples que quando postos lado a lado tornam-se confundíveis (devido a escassez de peculiaridades). Seu argumento de "simplicidade = facilidade de reconhecimento" cai por terra. Sem mencionar, como eu falei, a impressão positiva particular acerca, o gosto pessoal, o que torna toda a questão mais subjetiva.
Rafael
Fazer gráficos simples não requer um conhecimento sobre o que é "simples" e um trabalho para atingir a simplicidade? Estou falando de reconhecimento, de cognição, da facilidade do cérebro reconhecer e processar melhor gráficos mais simples.
Zephyro
Isso é bem relativo. Há casos em que algo mais trabalhado pode ser melhor visto. Fora que envolve gosto pessoal. Eu faço parte do grupo que tende a ser contra minimalismo apenas pelo minimalismo (embora, se tratando do novo símbolo do Firefox, eu tenha gostado).
Zephyro
Discordo. Se lançarem a interface como proposta atualmente, veremos mudanças mais drásticas do que vimos nos últimos 2 anos (a remoção do botão "Firefox" é um exemplo). Fora que a nova interface resolverá alguns probleminhas que enfrento interface atual.
Rafael
Qual o oposto de minimalismo e por que não minimalismo? Por que não simplificar? As coisas ficam muito mais facilmente reconhecíveis quando são simples.
Rafael
Mas a interface nova é praticamente igual a atual, que por sua vez é horrível, então pode desanimar.
Rafael
Ahhhh tá todo mundo vai fazer o mesmo depois que a Apple seguiu a Microsoft??? Claaro né... Não seria depois da Microsoft não, tem que enfiar o "mérito" pra Apple mesmo quando ela não tem nada a ver com o trend entendi.
Tiago Celestino
Isso que eu ia falar. A Apple seguiu a tendência que a MS por incrível que parece inventou, agora todo mundo vai fazer o mesmo.
Kantaro
NOOOOOOOOOOOOOO
fabio50ae
Eu preferiria se fosse a raposa de 2009 com o globo de 2005.
Exibir mais comentários