Início » Arquivos » Celular » Nokia vai parar de vender smartphones com Symbian

Nokia vai parar de vender smartphones com Symbian

Paulo Higa Por

A gente sabia desde janeiro que o Nokia 808 PureView, smartphone com câmera impressionante de 41 megapixels, seria o último com sistema operacional Symbian. O aparelho continua sendo vendido normalmente, mas isso vai mudar no terceiro trimestre, quando a Nokia vai parar de abastecer as lojas com smartphones Symbian.

A informação vem do Financial Times, que afirma que o Symbian “parecia inatacável como sistema operacional líder de mercado antes do lançamento do iPhone”. Com a morte definitiva do Symbian, a Nokia deverá dedicar sua produção aos Windows Phones – e aos celulares baratos da linha Asha, claro.

pureview-principal

Leia mais: Review: Nokia 808 PureView, uma câmera que faz ligações

Nas palavras da Nokia: “Nós demorávamos 22 meses para lançar um celular Symbian no mercado. Com o Windows Phone, o tempo é menor que um ano. Gastamos menos tempo mexendo em código e mais tempo criando elementos da experiência que fazem grande diferença, como fotografia, mapas, música e aplicativos em geral.”

Os smartphones com Symbian não deverão sumir do mercado de um dia para o outro. Eles devem desaparecer aos poucos, à medida que o estoque das operadoras e lojas de varejo for acabando.

A fatia de mercado do Symbian estava caindo há bastante tempo. Em 2007, quando era líder absoluto, 63,5% dos aparelhos vendidos eram Symbian, segundo a Gartner. A participação foi caindo para 18,7% em 2011, 2,6% no terceiro trimestre de 2012 e agora está em insignificantes 0,6%. Hoje, o Android lidera (74,4%), seguido por iOS (18,2%), BlackBerry (3%) e Windows Phone (2,9%).

Descanse em paz, Symbian.

Com informações: WMPowerUser.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000
Mais também... Olha o celular que você foi ter!? Acho que o Nokia N97 foi o maior fiasco da Nokia... Ela tentou, tentou, tentou empurrar e além de não ir, só manchou a imagem dela... :P kopsak Acho que desde essa época a imagem da Nokia está manchada... Não consigo olhar a Nokia com tanta admiração como era antes... rsrs
Thanara Corrêa
Já tinham feito isso antes não?
Somebody
Calma, cara. Estamos falando de Android e IOS. O negócio não é fácil assim. Foi mais ou menos desse jeito com Firefox e IE, aí surgiu Google Chrome. Só demorou alguns anos pra superar o Firefox e o IE e ter o maior marketshare na internet. Questão de tempo, calma! ;)
Luandersonn
Não está como deveria, mas não dê como fracasso ainda :D Principalmente agora.
Guilherme Macedo C.
Ainda muito abaixo do potencial de um sistema bom com o suporte financeiro da Microsoft. Eu diria até que foi o maior fracasso do século para a empresa.
Rafael
Hahaha, melhor URL!
Rafael
Tá atrasada 5 anos apenas!
marcusviniciusbr
uso belle até hoje no meu n8 só troco quando pifar de vez
tiagogalera
Bom acho que quanto maior as opço?s de sistemas é melhor, ficando a gosto do comprador definir o que é melhor pra ele, mas como um amigo postou acima o MeeGo é, era uma boa! Pena que foi descontinuado antes mesmo de emplacar.
luc.trz
Você está certo: "Segundo os números da IDC, no primeiro trimestre de 2013, foram vendidos 7 milhões de dispositivos com o sistema operacional da Microsoft, aumento de 133,3% em relação aos números do ano passado. Agora, Windows Phone passa a dominar por 3,2% do mercado mundial." Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/windows-phone-ultrapassa-blackberry-em-vendas-16052013-51.shl
rafaholanda
Ainda tinha pra vender? Nem sabia
Guilherme Macedo C.
Melhor que esse foi o Maemo 6, também chamado de MeeGo :)
rafael.mfr83
Bom mesmo foi o MAEMO5 do N900. Ali sim era um smartphone top, contava até com Transmissor FM.
Guilherme Macedo C.
Uma pena. Nokia OS (Anna e Belle) é um dos melhores sistemas móveis já lançado. Ainda consegue rodar em aparelhos fracos.
Guilherme Macedo C.
Nunca deve ter usado o Anna ou Belle.
Exibir mais comentários