Início / Arquivos / Celular /

Nokia vai parar de vender smartphones com Symbian

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A gente sabia desde janeiro que o Nokia 808 PureView, smartphone com câmera impressionante de 41 megapixels, seria o último com sistema operacional Symbian. O aparelho continua sendo vendido normalmente, mas isso vai mudar no terceiro trimestre, quando a Nokia vai parar de abastecer as lojas com smartphones Symbian.

A informação vem do Financial Times, que afirma que o Symbian “parecia inatacável como sistema operacional líder de mercado antes do lançamento do iPhone”. Com a morte definitiva do Symbian, a Nokia deverá dedicar sua produção aos Windows Phones – e aos celulares baratos da linha Asha, claro.

pureview-principal

Leia mais: Review: Nokia 808 PureView, uma câmera que faz ligações

Nas palavras da Nokia: “Nós demorávamos 22 meses para lançar um celular Symbian no mercado. Com o Windows Phone, o tempo é menor que um ano. Gastamos menos tempo mexendo em código e mais tempo criando elementos da experiência que fazem grande diferença, como fotografia, mapas, música e aplicativos em geral.”

Os smartphones com Symbian não deverão sumir do mercado de um dia para o outro. Eles devem desaparecer aos poucos, à medida que o estoque das operadoras e lojas de varejo for acabando.

A fatia de mercado do Symbian estava caindo há bastante tempo. Em 2007, quando era líder absoluto, 63,5% dos aparelhos vendidos eram Symbian, segundo a Gartner. A participação foi caindo para 18,7% em 2011, 2,6% no terceiro trimestre de 2012 e agora está em insignificantes 0,6%. Hoje, o Android lidera (74,4%), seguido por iOS (18,2%), BlackBerry (3%) e Windows Phone (2,9%).

Descanse em paz, Symbian.

Com informações: WMPowerUser.