Cook abrindo a WWDC (foto: Fernando Saragoça)

Nota da redação: Sabe como é, evento lotado, cheio de novidades, muita coisa para ver. Acabou que o Fernando Saragoça, nosso colaborador especial diretamente dos Estados Unidos, só conseguiu parar agora para escrever o que ele viu, ouviu e sentiu durante a abertura da WWDC. Aí está. (T.Veloso)

Depois de mais de dez horas de filas, muito frio, uma leve garoa e um chocolate quente (vital para a sobrevivência deste que vos escreve), o keynote de abertura da WWDC 2013 estava prestes a começar.

E começou com o pé direito: um vídeo que deixou todos os presentes ainda mais ansiosos e alimentou ainda mais as nossas expectativas.

Se a ideia da Apple era levar o público ao delírio, ela conseguiu isso com diversos lançamentos.

  • MacBook Air: novos modelos com uma bateria surpreendente (pra não dizer duvidosa) que dura cerca de 12 horas no modelo de 13 polegadas.
  • Mac Pro: com design futurista e jeito de Darth Vader, o computador que estava sem atualizações há alguns anos e será lançado no final do ano com uma configuração pra lá de parruda (e provavelmente custando um carro no Brasil).
  • iTunes Radio: serviço de streaming de músicas para concorrer com o Rdio.
  • Mavericks: não estamos falando de surf e ondas, mas do novo sistema operacional OS X Mavericks, com melhorias no suporte a múltiplos monitores, possibilitando usar aplicativos em fullscreen em um deles sem o comprometimento do segundo, entre outras novidades.
  • iOS 7: o sistema operacional mobile da maçã foi o gran finale, sendo aplaudido por muitos de pé e trazendo mudanças drásticas em design.

iOS 7 renanovado: eu testei

WWDC 2013 (foto: Fernando Saragoça)
WWDC 2013

Sem dúvida esse foi o ponto mais importante e mais esperado do evento. A reação das pessoas presentes foi fantástica, desde os desenvolvedores até mesmo Jony Ive e Craig Federighi (quem apresentou): eles comemoravam e torciam pelo lançamento da nova versão. A expectativa deles era nitidamente tão grande quanto a nossa.

Como já esperado, muitas pessoas não gostaram das mudanças – e eu tenho certeza que isso será um longo debate. Ao ver apenas os capturas de tela, talvez você considere ele feio ou estranho, mas poucas horas de uso foram mais que o suficiente pra me convencer do potencial desse novo sistema operacional.

Embora existam muitos problemas (afinal, é apenas a primeira versão de testes), a navegação entre aplicativos ficou muito mais fluída e as animações mais rápidas, dando uma sensação que o iPhone ficou mais rápido. Novos gestos foram adicionados, como passar o dedo da esquerda da direita para voltar para a tela anterior.

Apesar de parecer mais chapado, seguindo o Windows 8, o novo design leva a sensação de profundidade a sério: a tela inicial com todos os aplicativos tem uma leve animação 3D ao ser vista de diferentes ângulos e o mesmo acontece com diversos aplicativos. É um pequeno detalhe que faz uma diferença brutal na experiência do usuário e que com certeza estará presente em diversos aplicativos.

O lançamento do iOS 7 deve acontecer entre setembro e outubro. Até lá, os desenvolvedores devem trabalhar para atualizar os seus aplicativos seguindo as novas diretrizes (tem o PDF aí embaixo) de design e usando as novas tecnologias fornecidas pela Apple. Depois de 5 anos de aplicativos, tudo irá mudar e uma nova corrida para atualizar os aplicativos e conquistar o mercado deve começar.

Não cabe a mim dizer se a Apple fez o certo ou não, mas ela deu a cara pra bater e está fazendo uma verdadeira reformulação no iOS, só essa atitude já tornou essa WWDC uma das mais importantes dos últimos anos.

Mais: Oi, aqui é o Thás novamente. Não se esqueça de escutar o nosso Podcast especial sobre a WWDC! Entrou no ar hoje.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados