A AMD anunciou ontem que começará a desenvolver processadores para tablets e notebooks com Android e Chrome OS. É uma posição diferente da apresentada em janeiro, durante a CES 2013, quando a empresa afirmou que não estava interessada no Android e concentraria seus esforços nos tablets com Windows 8.

Lisa Su, gerente geral de negócios da AMD, declarou na Computex, em Taiwan, que a empresa acredita no Windows 8 e “está muito comprometida” com o sistema operacional da Microsoft, mas também “enxerga um mercado para Android e Chrome OS se desenvolvendo”.

A executiva lembra que a AMD, além de produzir chips x86, está trabalhando com a arquitetura ARM, permitindo que vários sistemas operacionais funcionem com os processadores da empresa. Em outubro de 2012, a AMD anunciou que fabricaria chips ARM, mas eles seriam exclusivos para servidores de cloud computing e centros de dados, logo, não chegariam ao usuário final.

Ainda não sabemos quando os tablets com Android e processador AMD chegarão ao mercado. Também não há informações sobre possíveis smartphones com os chips da empresa – a Intel entrou de cabeça nesse mercado há pouco tempo e conseguiu fazer sucesso, especialmente com o Motorola RAZR i.

A AMD fabrica alguns chips para tablets, como os da linha Temash, que podem consumir apenas 3,9 W e permitem autonomia de até oito horas de navegação na web, mas eles foram pensados para dispositivos com Windows 8, contando inclusive com suporte a DirectX 11.

Com informações: PCWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor
Se os processadores esquentarem tanto quanto os de PC, ja podem parar por aí.
goo_dsd
Em fim uma boa noticia Qualcomm abre o olho.
Thanara Corrêa
Ainda prefiro a Intel :3
Kessler
Por um bom motivo: eles são umas porcarias.
portela.thiago
Verdade, faz tempo q não vejo um aparelho realmente top utilizando prodessadores Tegra..
David M.
Só vejo nego falando bem do Razr i, se a AMD não vacilar como a nVidia com processadores ~meia boca~ no campo móvel já tá bom demais.
EFG
capitalismo.
André Paul Grandsire
Mas que, pelo menos no meu uso diário de Razr I, está sozinha com um padrão até bom para o uso. Muito bom uso, opinião pessoal. Eu não tenho nada que reclamar do celular.
Rafael Machado de Souza
nao, pq toda empresa possui o foco em fazer $$$ o anuncio da intel ontem nao passou de um mimimi
Neto Carlos
Se foi feliz ou não, isso não é mérito, uma vez que não estava atacando ninguém. Apenas explanei uma percepção ;).
Vitor
Não,cara. Seu comentário não foi feliz.
Alexandre Ribeiro
O legal é que a AMD usa a tecnologia ARM, então será mais uma competindo dentro desse padrão, enquanto que a Intel está sozinha, com o padrão dela.
mlhz
tomara que a AMD entre forte, gosto dos produtos deles.
fac_713198649
Na verdade, não. É questão de estratégia. Hoje não dá mais para ficar muito focado em um só negócio. Antes era cada um na sua, hoje todo mundo quer fazer tudo, e quem não fizer, corre o risco de ficar fora do mercado. Quem só produzia hardware, agora tem o seu próprio SO, e quem produzia só software agora tem o seu hardware.
viniciusghietti
Legal mais concorrência :D
Exibir mais comentários