Rumores publicados em abril sugeriam que a Microsoft estava planejando a volta do botão Iniciar no Windows 8.1. As informações foram corroboradas por pessoas confiáveis, mas nós sabíamos muito pouco sobre o assunto. Agora, screenshots vazadas revelam como o botão Iniciar deve se comportar e mostram mais uma novidade: a possibilidade de colocar o papel de parede do desktop na tela inicial.

Hoje de manhã, a jornalista Mary Jo Foley, que tem bom histórico de informações sobre a Microsoft, publicou detalhes sobre o funcionamento do botão Iniciar no Windows 8.1. Citando fontes anônimas, ela adianta que o novo botão Iniciar “não funcionará como o atual”. Ou seja, não espere que ele abra um menu de aplicativos como o Windows 7: o mais provável é que o botão seja apenas um atalho para a tela inicial.

Mary Jo Foley também afirma que o Windows 8.1 tem uma tela “Todos os aplicativos”, que lista os programas instalados e poderá ser ordenada por nome ou frequência de uso. Uma tela parecida já existe no Windows 8, mas a Microsoft estaria considerando colocar uma opção para que essa tela seja exibida por padrão, o que deve satisfazer os usuários que não gostaram da tela inicial do Windows 8, com blocos dinâmicos.

Esta tela lista todos os aplicativos instalados

Esta tela lista todos os aplicativos instalados

Pouco tempo após a publicação do post de Mary Jo Foley, outro jornalista especializado em Microsoft, Paul Thurrott, comentou sobre o assunto: ele confirmou as informações e publicou algumas screenshots que mostram as novidades.

Olha o botão Iniciar ali no canto esquerdo!

Olha o botão Iniciar ali no canto esquerdo!

Na versão do Windows 8.1 que Paul Thurrott obteve acesso, o botão Iniciar se parece com o existente na barra lateral do Windows 8. Quando o usuário passar o mouse em cima do botão, a cor do logotipo do Windows se altera e o fundo ficará na cor preta. O novo botão Iniciar vem ativado por padrão e não pode ser removido pelo usuário, mas isso pode mudar até a versão final. Quando o usuário estiver na tela inicial, o botão Iniciar não é exibido.

A nova tela inicial poderá exibir o mesmo papel de parede da área de trabalho, o que melhora a integração entre a parte Metro e a parte clássica do Windows, mas este não é o comportamento padrão – será necessário ativar isso em algum local não especificado. Hoje, no Windows 8, só é possível mudar a cor do plano de fundo e usar uma das 20 ilustrações que a Microsoft inclui no sistema.

Tela inicial do Windows 8.1, agora com wallpaper legal

Tela inicial do Windows 8.1, agora com wallpaper legal

Sobre a opção para pular a interface Metro e inicializar o Windows diretamente para a área de trabalho clássica, Thurrott simplesmente comenta: “Sim, ela está lá. E está desativada por padrão”.

A nova versão do Windows 8.1 ainda não vazou para o público em geral, então não temos como comprovar as mudanças, mas é quase certo que elas estarão no preview público que a Microsoft liberar na Build, entre os dias 26 e 28 de junho. O Windows 8.1 será lançado até o fim do ano e será gratuito para usuários do Windows 8.

Com informações: The Verge, ZDNet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
E já começou a temporada de Service Pack pro Windows 8
Alessandro Johnny
Meu caminho seria "quase o mesmo processo feito no Windows 7", nunca disse que seria o mesmo. ;) E o Windows 7 iria apresentar os 4257 resultados de uma vez, levemente separados pelas categorias de cada uma na lista do menu iniciar, de qualquer forma você ainda teria que rolar os resultados para achar o arquivo (que você também não disse se é um arquivo/pasta/programa/etc..).
Gui Marques
tosco robaram a ideia da stardock http://www.stardock.com/products/start8/
Gabriel Parreira
Thiago, mas você complica também, né? Leve o ponteiro até o canto inferior esquerdo, o que joga para o Iniciar, e clica com o botão esquerdo do mouse e lá tem "Sistema". Bem mais simples e rápido do que seu método.
portela.thiago
Olha q legal, quem sabe não subo uma VM só pra rodar esse S.O.
portela.thiago
hahaha.. é tipo sentir coceira numa parte do corpo q foi amputada... (comentário nonsense desnecessário e com pitada de humor negro.. kkkk)
portela.thiago
É o que eu já disse antes, não são para as ações simples q a interface metro (e a falta do botão) pecam, são para as ações mais avançadas, que se tornam o parto descrevido para uma ação q no Win7 é simples. Eu até curti a nova interface, ficou visualmente muito bonita e funcional, se não fosse esse mero detalhe descrevido. Thumbs up!
portela.thiago
hahahahahahahaha... eu tive que rir desse comentário... hahahahah
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Bem vindo ao mundo "profissional", meu filho.
Yago G. Oliveira
Interessante, vai quebrar bem o galho, mas eu já me acostumei um pouco. Ainda levo o cursor para lá e depois me dou conta que o botão não existe mais.
Rafael Machado de Souza
WMP sempre foi uma porcaria. a pior "feature" é ele querer sincronizar com cada pendrive plugado no computador. por isso a escolha é usar winamp sempre que possivel.
Carlos Pacheco
Eu gostei! Ficou bonito com wallpaper na tela inicial. Mais notícias assim e compro o Windows 8.1. Uma coisa que eu realmente gostaria de ver, é um WMP novo. Será que vai existir?
Douglas Santos
Mais fácil: coloca o mouse no canto inferior esquerdo, onde ficava o botão antigo. Aparece um retângulo com um pequeno thumbnail da tela inicial. Basta clicar ali.
Mandr4k
Android foi desenvolvido para smartphones, logo telas pequenas. Os app no tables ficam estigados, de longe o W8 combina melhor com tables assim como o IOS com o IPad, o Android ainda tem muito que melhorar nesse quesito. Minha opinião Quanto ao botão creio que não fará diferença.
Fábio de Jesus
Pra mim nem faz mais diferença, já fiquei mais acostumado com o metro, mas gostei da opção de personalizar o fundo, aquelas imagens padrão cansam muito rápido!
Exibir mais comentários