Quase dois anos depois do lançamento do Google+, a adoção da rede social continua baixa, apesar dos esforços do Google para fazer todo mundo ir para lá. Os mais recentes, apresentados no Google I/O, foram a mudança no layout do feed e a incrementação de melhorias em fotos. No Brasil, a rede social está em nono lugar nas visitas, atrás de outros sites que você talvez nem lembre que existam.

A pesquisa foi feita pela Serasa Experian e contou com as opiniões de 500 mil brasileiros para ver a importância de cada rede social por aqui.

O Facebook reina absoluto, com uma fatia de 66,54% das visitas em redes sociais no país. Em segundo lugar, vem o Youtube com uma porcentagem bem menor: 18,48%. Em terceiro, o Orkut, que há poucos anos era a rede social mais adotada por aqui, tem apenas 2,2% – uma queda de 19,09% em relação ao ano anterior.

Nas colocações seguintes, as porcentagens são ainda menores. O Twitter, surpreendentemente, está em sexto lugar, com 1,75%. Antes dele, aparecem ask.fm e -acredite – Yahoo! Respostas, com 2,1% e 1,8%, respectivamente.

bvFIE

Mas o que impressiona é a colocação do Google+, que quase nem entra no top 10, com 0,78%. Ainda mais se considerarmos que, há cerca de um ano, foi divulgado que o terceiro país com mais usuários lá era o Brasil.

No fim de 2012, o Google disse que a rede social do Google chegou a 500 milhões de usuários em todo o mundo, com 235 milhões utilizando seus serviços (como o Hangout) e 135 milhões postando coisas. Esses números parecem bem baixos em relação ao total. Como todo mundo que tem Gmail também tem uma conta no G+, fica com cara de trapaça do Google.

Vale lembrar que o Youtube e o Orkut também são do Google. Então, a empresa tem três redes sociais no top 10 das mais visitadas por brasileiros e a porcentagem total dela é de 21,46%.

Atrás do Google+, o Windows Live Home fecha a lista das 10 redes sociais mais acessadas por aqui com 0,57%. E, mais frequentados que o G+, ficam o Badoo em sétimo lugar (1,07%) e o Bate Papo UOL – é uma rede social? – em oitavo (0,84%).

01214

Com informações: Folha de S. Paulo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Phillipe Knippel

Pois é...

Forbidden_404
Geral usa G+ lá fora, mas aqui... Não entro lá por falta de pessoas para interagir, entrar pra ficar usando como feed de notícias é simplesmente um saco quando já se tem tantos serviços feitos para isso
Leonardo Luiz
veei, nem sabia q existia badoo. Bons tempos esses que o bate papo da UOL era legal, falando nisso eu vou dar uma passada la hj kkk
satan.skt
Uso o Google+ diariamente, bem mais do que o Facebook para falar a verdade. Uso muito o Google+ para seguir os blogs e sites de tecnologia, as comunidades de desenvolvimento de Android, Design, Fotografia. E pra tudo isso, não tem nada melhor que o G+. Mas, se quer seus amigos, imagens "engraçadas", e posts de pessoas "revoltadas" que acham que vão mudar alguma coisa compartilhando no Facebook, é melhor nem acessar o G+, pois não tem nada disso.
Thanara Corrêa
Credo, e olha que esses bate papos ai só tem pornográficos.
Luan Borges
Mas a pesquisa não foi feita com pergunta, mas sim com software que monitorava o acesso aos sites.
ricardo
Então direi a todos os seus contatos do facebook que você não os quer no G+ por não serem interessantes o suficiente.
ricardo
O Facebook está no auge, e entrará em decadência como todos os demais serviços do passado entraram. Se o Google+ souber aproveitar o momento e oferecer algo melhor, ele terá sua chance de crescer.
Braulio Barcellos
Google+ é a rede social perfeita para quem não tem amigos! Literalmente uma cidade fantasma! poor google...
Romulo Pulcinelli Benedetti
Olha no fundo, é triste mas pior que eu prefiro assim, não quero mais Brasileiros no G+... deixa o face pra isso, eu uso os 2, face para besteiras e comunicação e G+ para tratar dos meus Hobbies com pessoas realmente interessantes para isso.
fac_713198649
Antes de entender porque o G+ não decola, é importante entender como o Facebook cresceu. O Facebook é uma rede social com grande enfoque em chat. Chat sempre foi necessário e sempre teve grande audiência, o Facebook começou a ganhar muita força assim que a Microsoft entregou sua base de usuários muito bem sucedida ao Facebook, unificando MSN e Facebook, aí uniram o útil ao agradável e a base de usuários disparou. O G+ é uma rede isolada, não existe nenhuma simpatia entre Facebook/Microsoft e Google, para que as redes focem unificadas e após isso os usuários pudessem escolher a que melhor lhe atende. Agora que o pessoal do MSN e Skype estão todos no Facebook, vai ficar difícil para outra rede crescer, pois o Facebook não libera seus usuários para outra rede, como outras sempre fizeram.
Kessler
O Google+ é um fracasso. Que rede social foi tão promovida quanto o Google+ para ter resultados tão pífios? O Facebook começou do nada e é o que é hoje.
Kessler
Não, não vai. O Google+ é promovido pelo site mais famoso do mundo e nem assim emplacou. Ao contrário do Facebook, que nunca teve uma concorrência decente, o Google+ tem concorrência forte que não está disposta a largar o osso.
YanGM
Essa sequência de comentários invocou prassódia com sucesso.
Fabio Neves
Perfeita colocação. O G+ tem finalidade diferente do Face.
Exibir mais comentários