Início » Arquivos » Computador » Nvidia lança GeForce GTX 780

Nvidia lança GeForce GTX 780

Paulo Higa Por

geforce-gtx-780

A Nvidia anunciou hoje a primeira GPU para desktops da série GeForce 700. A GeForce GTX 780 promete entregar até 34% mais desempenho que a antecessora GeForce GTX 680 e quer desbancar a concorrente AMD Radeon HD 7970 GHz Edition. Apesar de fazer parte da nova série, esta GPU não é totalmente nova: ela tem como base a GK110 da GeForce GTX Titan, que a Nvidia apresentou em fevereiro como a “mais rápida do mundo”.

As placas de referência com a GeForce GTX 780 terão 2.304 núcleos CUDA, 50% a mais que a GeForce GTX 680. Os núcleos trabalham a 863 MHz, podendo chegar a 900 MHz no modo turbo. Há 3 GB de memória GDDR5 de 384 bits com frequência de 6,008 GHz, o que resulta numa largura de banda de impressionantes 288,4 GB/s.

geforce-gtx-780-especificacoes

O que esses números significam na prática? Segundo a própria Nvidia, a GeForce GTX 780 é cerca de 30% mais rápida que a Radeon HD 7970 GHz Edition em jogos como Battlefield 3, Borderlands 2 e Assassin’s Creed 3. Em relação à GeForce GTX 580, lançada em novembro de 2010, a nova GPU oferece 70% mais desempenho.

geforce-gtx-780-hd-7970-ghz

E sim, ela roda Crysis: com resolução de 1920×1080 pixels e qualidade alta, Crysis 3 mantém uma taxa média de 54,5 quadros por segundo. Aumentando a resolução para 2560×1600 pixels, o valor cai para 32,1 fps, o que ainda é “jogável”. Nós teremos mais detalhes sobre o desempenho da GeForce GTX 780 quando os sites publicarem os primeiros benchmarks.

Além de trazer melhorias de desempenho, a Nvidia colocou algumas tecnologias novas na GeForce GTX 780. O Whisper Quiet faz com que a placa de vídeo emita menos ruído em comparação com as gerações anteriores, utilizando o novo cooler da GeForce GTX Titan. Já o Adaptive Temperature Controller deixa a velocidade da ventoinha mais estável, o que também contribui para diminuir o barulho.

A GeForce GTX 780 chegará ao mercado norte-americano através de vários fabricantes, incluindo Asus, EVGA, MSI e Zotac, com preço sugerido começando em US$ 649 – modelos com overclock de fábrica serão mais caros. Entramos em contato com alguns deles para descobrir os preços para o mercado brasileiro e atualizaremos este post assim que tivermos mais informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pablo Dos Santos
Gostaria de saber o funcinamento!!
Leonardo Amaral
Sério que a culpa é o ABI???? http://www.youtube.com/watch?v=iYWzMvlj2RQ
Thanara Corrêa
Isso dai se botar num pc normal deve até derreter o gabinete o tanto que esquenta.
portela.thiago
Vai custar mais do q o q eu gastei pra montar meu pc... pra que tudo isso?
portela.thiago
COMO NÃO??? oras oras... hahahahaha
Guilherme Macedo C.
Há muito tempo o Firefox consome menos que o Chrome. Mas o mito persiste: http://ubuntuone.com/p/17sF/
Lekynus Sama
sou usuario de FF a quase 10 anos, posso afirmar que isso de FF consumir muita memoria é mito, antigamente ele era ruim, como já mencionado, em liberar memoria depois que uma aba era fechado, mas bastava instalar um add-on que isso era resolvido. Neste instante meu FF esta aberto com 7 abas, consumindo 335MB da ram.
Kessler
O Firefox sempre teve, e ainda tem em menor escala, problemas graves no gerenciamento e liberação da RAM. Negar isso é coisa de fanboy.
Orley Lima
Mas tenho certeza que nenhum dos leitores do Tecnoblog se utiliza de vias não-legais... =X Hahahahah
Orley Lima
Cara... Não porque não. Sério? Esse é o seu argumento? Hahahaha. No meu PC ele tb consumia uma quantidade absurda de RAM... Não sei as últimas versões, mas "nas antiga" era assim. Tenho uma amiga que usa o Firefox e no PC dela, praticamente mesma config que o meu, o Firefox consome menos da metade de RAM que ele consome no meu (com mesmas páginas abertas) Não sei qual a bruxaria envolvida, mas isso acontece...
Daniel Teixeira Dos Santos
Nisto eu vou ter que concordar com o Claudio, tava um saco pra instalar driver, mas acredito que o problema seja no repositório do Ubuntu. No Ubuntu 12.10 tentei instalar pelo repositório e o comportamento era o mesmo que o Claudio falou. Instalei pelo binário do site da Nvidia e ficou rodando lisinho. Formatei e instalei o Ubuntu 13.04 e o problema piorou, nem instalando o driver do site resolvia, mas depois de um tempo, umas atualizações e uns comandos e finalmente o sistema está rodando estável.
Marcoscs
vai sonhando.... $650,00 lá dá R$1300,00 Multiplique o valor convertido por 2,5 Aí voce terá um patamar razoável de valor no Brasil.
Marcoscs
Higa, não perca seu tempo procurando o preço em reais, vai ser extorsivo e isso é fato. É mais vantagem orientar o leitor a importar o produto (por vias legais, claro).
Kessler
É evidente que o driver proprietário da Nvidia é superior ao código-aberto. Mesmo assim é cheio de problemas, principalmente referentes à instalação.
Guilherme Macedo C.
É um mito e vc está mentindo.
Exibir mais comentários