Início / Arquivos / Internet /

Google+ ganha novo feed, app do Hangout e quer melhorar suas fotos

Não que você seja um mau fotógrafo, mas um algoritmo às vezes cai bem

Giovana Penatti

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Desde o começo do Google+, o Google diz que o foco da rede social é em pessoas e não em máquinas ou relações virtuais. Com isso em mente, foram apresentadas as novidades para o Google+ no I/O, incluindo uma nova feed, um messenger integrado e melhorias em fotos, já que os bons momentos da vida e da convivência com outras pessoas são registrados assim.

O novo feed deixa de lado o modelo de uma única coluna e passa a ter várias. O conteúdo fica em “cartões” que destacam vídeos e fotos.

tl

É possível colocar tags para classificar o conteúdo, como sempre. Ao clicar nelas, o “cartão” vira e mostra tudo que está relacionado a ela, inclusive outras tags – por exemplo, #SFGiants fala sobre o time de beisebol, mas, relacionado a #Metallica, fala do show da banda no estádio.

O Google+ também pode identificar o tema e sugerir tags. No exemplo mostrado, a rede social reconheceu a Torre Eiffel em uma foto e inseriu a tag automaticamente, sem que houvessem comentários ou uma legenda na publicação que mostrasse o lugar.

tl2

Outra maneira de humanizar as relações por meio da tecnologia é com o Hangout, que virou um messenger que integra todos os outros do Google.

O app está disponível para Android e iOS. Assim, não é necessário estar grudado no computador para manter contato com seus amigos e familiares. Além disso, o aplicativo armazena conversas em vez de contatos, permitindo a criação de grupos, e envia fotos. Assim como o Whatsapp, por exemplo, faz há um tempão.

A maior novidade está nas chamadas de vídeo, que é o esperado em um app do Hangout.

A última novidade do Google+ é quanto às fotos. Já é possível fazer uma série de personalizações, mas, agora, o Google quer também melhorar a qualidade delas.

Para isso, uma série de ferramentas já conhecidas por quem edita imagens foram adicionadas. Todas as mudanças, como melhoria de cores, suavização de imperfeições na pele e redução de ruídos são feitas automaticamente. Também há um algoritmo que identifica e elimina imagens sem foco ou borradas.

Outra ferramenta legal é o Auto Awesome, que conta com cinco efeitos: Smile, HDR, Mix, Pano (de “panorama”) e Motion. Esse último reconhece imagens parecidas – por exemplo, tiradas com disparo contínuo – e cria um GIF no álbum com todas elas.

Além de tornar as imagens mais bonitas, o Google+ também quer organizar seus álbuns. Da mesma forma que ele reconhece o que está numa foto na timeline para criar uma tag, também reconhece locais nas fotos que você fizer upload e os rostos das pessoas nelas. Assim, organiza o álbum priorizando quem está nas fotos – a lógica é que, se há mais fotos de uma determinada pessoa que de outra, você gosta mais dela. Então, a foto fica no começo.

As mudanças devem estar disponíveis a partir de hoje no Google+.

Atualizado às 16h06 com o vídeo de apresentação do Hangout.