O Procon-SP divulgou hoje listas que mostram quais as fabricantes de celulares e operadoras que mais tiveram reclamações registradas em 2012. Em primeiro lugar estão a Motorola e a Claro, com 788 e 3.772; no caso da operadora, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

Todas as operadoras tiveram mais reclamações registradas em 2012, mas as da Nextel foram as que mais aumentaram: de 335 para 957, ou seja, 186%. Segundo a Anatel, houve um aumento de 4% no número de linhas, muito inferior ao de reclamações, que foi de 29%, o que indica que a qualidade do serviço das operadoras está bem questionável.

tabela2

Entre as fabricantes de aparelhos, as que tem menos reclamações são as brasileiras Multilaser e CCE, mas vale lembrar que têm uma fatia bem menor do mercado que as outras marcas. Já o top 3 fica com Motorola, Nokia e Samsung – esta última tem o maior índice de solução: 95%.

As principais reclamações sobre os celulares dizem respeito à qualidade (foram 3.780 ao longo do ano). De acordo com o comunicado oficial, os equipamentos vêm com problemas no funcionamento e durabilidade menor que a esperada pelo consumidor. Em segundo lugar nas reclamações está atraso na entrega ou não recebimento do produto (2.440).

tabela3

Atá agora, 2013 não tem dado sinais de melhorias no Procon para as empresas listadas. Cruzando os dados do primeiro trimestre de 2012 com os do mesmo período deste ano, já há aumentos nas reclamações: na lista das operadoras, somente Claro e Nextel não tiveram mais consumidores insatisfeitos, resultando num total de 32%. Já com as fabricantes, as reclamações de consumidores da Sony, ZTE, Apple, CCE e Multilaser diminuíram.

Atualizado em 8 de maio às 17h23:

A Motorola nos enviou um comunicado sobre o ranking do Procon. Está reproduzido abaixo na íntegra:

“O maior compromisso da Motorola Mobility é a satisfação de seus consumidores. Oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços que atendam às necessidades de seus consumidores, são as prioridades da companhia.

Desde o início de 2013, a Motorola vem investindo fortemente em tecnologia de ponta, treinamento e capacitação de sua equipe, bem como em processos para agilizar o atendimento de sua rede de Serviços – SAMs, que contam com assistências técnicas autorizadas e/ou postos de coleta credenciados nas principais cidades do Brasil. Para as regiões sem cobertura, a empresa oferece o Motocoleta, serviço de postagem de aparelhos em Garantia Motorola que funciona por meio de envio do produto para o Centro Avançado de Reparos da empresa, pelos Correios.

Desta forma, a Motorola reforça o seu comprometimento e foco no aprimoramento contínuo do atendimento aos clientes.

Motorola Mobility”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luciana Marcos
Mandei meu cel moto e 3 vezes assistência fica 30 dias e volta com o mesmo problema. Tudo funciona mas se desliga sozinho.já trocaram a placa depois a bateria agora já nem sei mais,pois estou decepcionada achava motorola uma empresa séria.
Thiago Miranda Martins
seus feiosssssssssssssssssssssssssssssssss
Thiago Miranda Martins
que lindo
Uberdam Walker
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Edson Viana
Estou no meu segundo aparelho Motorola com a operadora Claro. Sem queixas até o momento. Já usei Vivo e TIM também e só a TIM me deu problemas sérios, financeiros. Meu atual é um Razr e não tive problema com tela quebrada nao. Normalmente deixo ele carregando a noite toda. Vez ou outra noto ele esquentando mais que o normal, mas é quando uso muito (jogos ou livros).
Leonardo V. Alves
Será que isso tem a ver com os Razr que quebram a tela do nada? Tem muita gente aqui no Brasil e lá fora reclamando disso... Parece que quebram quando o telefone esquenta durante o processo de carregamento da bateria...
Felipe Rodrigues
CCE tem poucas reclamações por que ninguém compra! rs
Cesar
+1.. Operadora tudo bem avaliar, eu tinha TIM e gostava, mas faz 6 meses que troquei pra VIVO pois a TIM não atendia mais às minhas necessidades. Aparelho tenho 3 da motorola (2 celulares e 1 tablet) e não tenho nenhum problema com eles, a única vez que tive problema com um celular da motorola foi quando resolvi colocar sistemas (ROM) genéricos nele e só dava problema, mas era por minha culpa. Atualmente tenho 2 RAZR i e 1 Xoom 2 ME.. não troco por outros no momento.
paribus
Ou seja, se vc comprou um celular Motorola na Claro, vc está fu****!
portela.thiago
To ferrado... fiz recentemente um plano da Claro pro meu Motorola... FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU hahahah
Sergio Filho
Mais do que logico!
fiokoo
Realmente, se uma vende 1 milhão e mil reclamam e outra vende 100 e 50 reclamam nesse ponto de vista a segunda empresa seria melhor.
Vinicius Kinas
+1
Rodolpho Freire
Lógico que a marca que mais vende tem mais reclamações, o certo teria que ser uma % do total vendido
Thalles Mancha
Opa, meu próximo celular agora é CCE, tem poucas reclamações, jamais compraria uma bomba xing-ling como esses Motorola, Samsung e Nokia. Devem todos comprar de 2ª linha da China.