Início » Arquivos » Ciência » Avião movido a energia solar que vai cruzar os EUA faz sua primeira escala

Avião movido a energia solar que vai cruzar os EUA faz sua primeira escala

Avatar Por

Solar Impulse, um avião totalmente movido a energia solar, pousou na última sexta em Phoenix, nos EUA. O vôo de um pouco mais de mil quilômetros (cerca de três vezes a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo) marcou a primeira escala numa viagem que pretende cruzar os Estados Unidos de costa a costa, saindo de San Francisco, na Califórnia, e terminando em Nova York.

8693956003_09f247e986_o

O Solar Impulse é movido por 4 motores elétricos de 10 HP cada. Nas asas, estão os painéis solares e os mecanismos de otimizar e armazenar a energia captada pelo sol. Respondendo à pergunta óbvia: podem voar a noite? A resposta é sim.

O primeiro vôo da jornada pelos EUA levou 26 horas para ser concluído, a uma velocidade média de 70km/h, e alcançou a respeitável altitude de 9 mil metros.

O avião é pilotado pelos dois fundadores do projeto: Bertrand Piccard, psiquiatra conhecido por ter feito a primeira volta ao mundo num balão sem escalas, e André Borschberg, piloto e CEO da Solar Impulse. No chão, é o Instituto Federal de Tecnologia de Lassaune, na Suíça, quem suporta o projeto. Junto a eles, um grupo de mais de 100 empresas (nomes fortes, como a Bayer e o Deutsche Bank) financia.

Cruzar os Estados Unidos é um feito surpreendente, mas não é o maior objetivo do Solar Impulse. Na Suiça, está em desenvolvimento uma versão mais moderna, o HB-SIB, que tentará dar uma volta completa ao mundo movido apenas à energia do sol.

O projeto não tem pretensão de criar um avião comercial movido a energia solar e, sim, divulgar e desenvolver tecnologia para uma geração de energia limpa e renovável, além de servir como fonte de pesquisa e patentes nas áreas de energia e aeronáutica.

Apesar do alto custo (mais de 230 milhões de reais de 2003 pra cá, segundo o jornal The Telegraph), o retorno em projetos e patentes é altamente rentável, além do âmbito educacional.

Com informações: Solar Impulse

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mm10
Psiquiatra?! WTF
diego oliveira
Agora imagina um UAV (VANT) a energia solar..as monitorações dos EUA serão maiores e por mais tempo. E os ataques só serão parados para reabastecer o arsenal.
Tiago Gabriel
Sou fã dessas iniciativas, já vi também alguns barcos movidos a enegia solar, é muito bacana.