Início » Arquivos » Jogos » Microsoft demonstra IllumiRoom em imperdível vídeo de 5 minutos

Microsoft demonstra IllumiRoom em imperdível vídeo de 5 minutos

Tecnologia transforma toda a sua sala de estar em uma TV

Avatar Por

Antecipando sua apresentação de amanhã na CHI 2013, conferência sobre interação homem-máquina que será realizada em Paris, a Microsoft disponibilizou um vídeo de 5 minutos com a conhecida tecnologia de realidade virtual IllumiRoom. O vídeo é um deleite para os olhos, em todos os sentidos.

Imersão em jogos não é uma busca recente. A Nintendo já perdeu toneladas de dinheiro com o Virtual Boy, a Sony tentou implantar óculos 3D para os jogos do PlayStation 3, sem muito sucesso, e o Oculus Rift tem estrelado em todo noticiario de tecnologia, porém esbarra em duas sérias limitações comuns a este tipo de gadget: isolamento total do ambiente e, bem, você fica parecendo um alien com aquele trambolho na cabeça. Com o IllumiRoom a solução é bem mais elegante.

Através de um dispositivo que combina um projetor e um scanner 3D bem parecido com os sensores do Kinect e que pode ser colocado na mesa de centro da sala, o Illumiroom projeta para além da tela da TV imagens que harmonizam com o jogo. Não se trata apenas de projeção, mas de uma varredura completa do ambiente e interação gráfica com os elementos nele presentes (estante, quadros, decoração). É como se sua sala de estar se tornasse a visão periférica do que você está vendo na tela da TV. De bônus, qualquer pessoa pode participar da experiência visual, sem precisar de nenhum acessório.

Por enquanto, IllumiRoom continua sendo tratado como conceito para “um console de próxima geração”, nas palavras da Microsoft, mas especula-se que será lançado com o sucessor do Xbox 360, que será revelado oficialmente no dia 21 de maio.

Com informações: VG247.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoaoManoel
Não vi nada de interessante... Apenas luzes com um projetor ali. Totalmente desnecessário. Achei aquele óculos lá que transporta o jogo diretamente "ao olho" bem mais imersivo.
Romeryto Lira
Eu prefiro uma namorada. hehehe
Thiago Leite
A popularização dos sensores de movimento veio com o Wii, o Kinect veio na aba. Me fale 6 títulos bons e de boa vendagem que o Kinect teve. Já viu a última E3? A MS não anunciou "nada" e só ficou empurrando o Kinect pra cima dos outros.
Willian Batista Costa
O Kinect não é a melhor criação para o mundo dos games nem em um milhão de anos. Que tem seus méritos ninguém pode negar, mas falar que é a melhor criação para o mundo dos games é exagerar muito. Pra mim até o direcional em cruz é um exemplo muito melhor do que jogatina com movimentos.
Andy Maia
Sério que você não reconhece os méritos do kinect? A popularização do movimento veio com ele, que é usado de maneira bastante ampla, mesmo fora do mercado de games.
fac_713198649
kkkkkkkk
Wendel Scardua
No final aparece a lista dos jogos usados, então dá pra ver que não é impressão sua.
Ledark
Quem precisará de uma namorada quando se tem um aparelho desses para ficar do lado do sofá? rs
Willian Vincen
É impressão minha ou teve um momento que estavam jogando Super Tux Kart????
Thiago Leite
Sério? Kinect... rs
qgustavor
Não vi ninguém falar disso mas aproveitando que falaram que "qualquer pessoa pode participar da experiência visual"...: Percebem que isso tem o mesmo problema de cinemas 3D? Só quem senta no meio irá perceber o efeito, assim, bonitinho e maravilhoso, outras pessoas vão ver imagens distorcidas, estranhas, que não se encaixam no ambiente. Não é a primeira vez que alguém tem uma ideia de usar projeção como meio de imersão: para resolver esse problema geralmente se usou o próprio Kinect, ou tecnologia semelhante, pra descobrir qual é a posição da pessoa que está vendo a projeção e corrigir as distorções, o que não funciona com mais de uma pessoa, logo não funciona com "qualquer pessoa".
Tiago
Maldade.
Leonardo_Mellin
O que não ficou claro, ou ao menos pra mim, é quem processaria a porção extra do vídeo, em um jogo por exemplo (já que o jogo foi pensado pra rodar bem utilizando o máximo do video-game).
João Almeida
A melhor criação para o mundo dos games foi o Xbox. Depois o Kinect e agora esse. Sensacional Microsoft.
Leandro Nascimento
De novo a Microsoft dando tapa na cara da Sony! #durango
Exibir mais comentários