Clientes da alemã Deutsche Telekom foram surpreendidos com um novo aviso sobre a nova política de uso da internet estabelecida pela operadora. A partir de agora, todos os clientes de banda larga fixa sofrerão com o término da neutralidade de rede. Os clientes que extrapolarem uma franquia estipulada terão velocidade de acesso reduzida. São 75 GB para você usar sua conexão como quiser, mas, depois disso, a velocidade de acesso para serviços externos à rede é limitada a míseros 384 Kbps.

Essa restrição não é boa nem para os usuários, nem para empresas que sobrevivem na web. Em um mundo onde smartphones, tablets e videogames passaram a usufruir da banda larga de casa e que serviços over-the-top como Netflix, Rdio e YouTube estão cada vez mais populares, 75 GB de franquia é muito pouco. Nessas condições, o uso desses serviços será comprometido. É uma forma de forçar que os clientes utilizem apenas os oferecidos pela própria operadora, que nem sempre tem o mesmo catálogo ou a expertise de atuação no ramo para entregar a melhor experiência possível.

Priorizar o tráfego interno em relação ao tráfego externo é uma ação que fere o princípio de neutralidade da rede. Como na Alemanha não existe nenhuma regulamentação específica quanto a isso para o setor de internet banda larga, não há muito o que fazer, principalmente porque a Deutsche Telekom detém mais de 60% do mercado de internet alemão. O próprio governo alemão não gostou muito da ideia e mandou uma carta para a operadora, que não necessariamente precisará modificar seu plano de ação.

No Brasil, o princípio de neutralidade da rede está sendo amplamente discutido no Marco Civil da Internet, que ainda não foi votado. Conheça mais sobre o projeto e veja o que ele procura mudar em relação à privacidade, conteúdo e neutralidade da rede.

Com informações: Convergência Digital

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados