Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Família de malwares para Android foi baixada no Google Play milhões de vezes

Família de malwares para Android foi baixada no Google Play milhões de vezes

Número de dispositivos infectados pode chegar a 9 milhões.
BadNews exibe notícias falsas e rouba informações sensíveis do usuário.

Paulo Higa Por

Os pesquisadores da Lookout descobriram uma família de malwares que ataca dispositivos Android, roubando informações e induzindo o usuário a instalar vírus. Esta seria apenas mais uma entre tantas notícias de malwares para Android, se não fosse pelo grande alcance da praga: de acordo com a Lookout, os aplicativos infectados foram baixados pelo menos 2 milhões de vezes.

Segundo a Lookout, pelo menos 32 aplicativos oferecidos por quatro desenvolvedores diferentes faziam parte da mesma família, a BadNews. Boa parte está no idioma russo, mas há alguns aplicativos em inglês, como o joguinho Savage Knife, que foi instalado entre 1 milhão e 5 milhões de vezes, de acordo com as estatísticas do próprio Google Play.

lookout-apps-maliciosos-badnews

Quando instalado, o malware entra em contato com um servidor remoto a cada quatro horas para receber novas instruções e enviar informações sensíveis, como o número do telefone e o IMEI. Além disso, o usuário recebe notícias falsas, como supostas atualizações de software, com links para outros aplicativos maliciosos. Em alguns casos, havia links para o AlphaSMS, que envia SMS para números premium e gera custos bem altos para o usuário.

Mas o Google não tem uma ferramenta para detectar e remover aplicativos maliciosos da loja? Tem. Só que os crackers adicionaram o código malicioso em aplicativos legítimos apenas meses após eles serem lançados na Play Store, o que provavelmente fez o Bouncer acreditar que o BadNews era só uma atualização inocente.

Todos os aplicativos maliciosos encontrados pela Lookout foram removidos imediatamente pelo Google. Mais informações sobre o funcionamento do BadNews estão no blog oficial da Lookout.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
VISH
Luandersonn
Existem falhas, por serem bem mais exploradas, mas é só ver que quando bonde passa para o smartphone, o alvo muda. Basta ver os problemas ai aparecendo, e o pior, na loja OFICIAL, que por suposição, deveria ser mais seguro.
@AntonioVeras
Ou Symbian.
@AntonioVeras
Kim Jong-un curtiu seu comentário. http://mobilexpert.com.br/diario-do-android/materias/3416/ios-e-mais-vulneravel-mas-android-e-o-alvo-preferido-dos-hackers
Gabriel
No desktop, é comum utilizar plugins como o Java e Flash que costumam vir com problemas de segurança. Ao instalar um aplicativo, é preciso tomar cuidado para não serem instaladas tranqueiras não solicitadas em seu computador (muitos softwares famosos fazem isso). Além disso, há falhas da própria Microsoft como aquela no IE que permitia o rastreamento do mouse e outra que permitia o acesso ao computador com privilégios do usuário. Em resumo, eu acho muito mais simples estragar o computador em um momento de desatenção que um smartphone Android. Inclusive, acho mais seguro que o "famoso" Mac OS por não ficar dependente de plugins. Para quem não inventa muito no smartphone como eu, a probabilidade de passar por problemas é baixa.
Luandersonn
"Windows XP"?
Gabriel
Acho que para qualquer pessoa que comente no Tecnoblog, o preço é bem baixo. Preocupo-me mais com o Windows do que com o Android nesse aspecto, mas não deixo de utilizar nenhum deles por esse motivo.
Mike Metralha
Nenhum S.O. é seguro o suficiente quando manuseado por um ser humano. Sim, se ele for manuseado por um cachorro talvez possua uma segurança maior.
Luandersonn
Toda liberdade tem um preço. E eu não estou disposto a pagar.
Tiago Coimbra de Araújo
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, não adianta, IOS e Android é coisa de adolescente, gente que quer estar na moda... Quem quer um smartphone de verdade e prioriza qualidade, utilidade e segurança jamais troca um Blackberry por outro dispositivo.
cesar™
Qualquer um com mínimo de raciocínio sabe que essa notícia é totalmente tendenciosa e distorcida. Lendo a matéria original e não aquelas replicadas e distorcidas por blogs sem seriedade alguma, mostram que são vulnerabilidades no iOS acumuladas desde 2007, todas elas resolvidas, ao contrário do Android onde posso instalar qq porcaria que comprometa a plataforma. E outra, a vulnerabilidade do iOS é em sua maioria para fazer jailbreak, liberar o iOS das amarras da Apple. O usuário que não faz JB está seguro. E o mimimi ter acesso à agenda e fotos é outra conversa, tem que alguém fazer malabarismos com os botões sem o usuário ver. Chega a ser vergonhoso replicar uma notícia dessas.
Kessler
Quando os wintards diziam que o Windows tinha mais malwares por causa de sua popularidade, os freetards insistiam que o Linux era inerentemente mais seguro. Agora que o Android é um poço de malwares eles afirmam... que o Android é muito popular. ehehehe
Kessler
O link confirma o que ele disse.
Antônio Reis
Agora espero que as pessoas entendam o porquê do mundo fechado Apple.
Wanderson Novais
Infelizmente todos os usuários de tecnologia estão sujeitos a essa praga de Malwares, temos que tomar o maior cuidado na hora de baixar aplicativos novos, pois milhões de Usuários não pode ouvir a palavra NOVO aplicativo que já vai logo Baixando.
Exibir mais comentários