A Comissão de Hamburgo para Proteção de Dados e Liberdade de Informação (tradução nossa para Hamburg Commissioner for Data Protection and Freedom of Information) anunciou hoje que o Google terá que pagar 145 mil euros por captação ilegal de informações pelos carros do Street View.

A investigação começou em 2010 e revelou que, além de tirar fotos das ruas pelas quais passaram, os carros utilizados pelo serviço também guardaram informações pessoais como fotos, e-mails, senhas e chats de redes de WiFi sem senha.

A empresa teve que pagar a multa e deletar todos os dados coletados, apesar de terem sido, segundo ela, obtidos sem intenção. Por esse motivo, o valor a ser pago, que era inicialmente de 300 mil euros, caiu para menos da metade.

O que é quase uma quantia simbólica para uma empresa que fez mais de 14 bilhões de dólares no último trimestre de 2012.

Sem título

Para o comissário de Hamburgo para Proteção de Dados e Liberdade de Informação, Johaness Caspar, esse se trata de um dos casos mais sérios de violação de privacidade, pela quantidade de dados coletados e por tanto tempo. E também indica que o Google tem falhas sérias de segurança, o que é particularmente preocupante.

Não é a primeira vez que a empresa é acusada de algo do tipo; recentemente, teve que desembolsar o total de 7 milhões de dólares para pagar multas em 14 estados dos EUA pelo mesmo motivo.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Francisco6x
Não entendi nada sobre essa decisão de Hamburgo! Tirar fotos na rua é crime? Se alguém souber explicar, gostaria de entender. Francisco
Thanara Corrêa
Não acredito que foi erro do Google.
fac_713198649
Se roubam até dados do WiFi das pessoas por onde passa, imaginem o que faz com os dados do Gmail e Docs.
Bruno Rodrigues
na boa as desculpas do google desta vez não colam mesmo,agora so uma pergunta,qual a finalidade deste roubo de dados???
Gaba
Don't be evil Google... Como um carro, que foi construído para coletar imagens do ambiente, coleta por engano, informações como fotos, e-mails, senhas e até chats de redes de WiFi sem senha, "sem intenção"... kkkkkkkkkk, deixa de ser cara de pau Google...
Claudio H.
A cara-de-pau da Google se iguala à de alguns políticos do Brasil... "Nós não pegamos essas informações intencionalmente, é que nossos engenheiros escreveram algumas milhares de linhas de código errado que por coincidência faziam exatamente isso, hackeavam as redes wi-fi e captadam os dados das pessoas, mas foi pura coincidência..." Então ta bom né...
Wanderson Novais
Parabéns Giovana, ótima notícia já ta se tornando normal a Google pagar Multas por conta desse fator de Guardar informações em grande escala e não pedir autorização antes, infelizmente só no Brasil que nada acontecer com a Google pois vejo o carros do Street View. Circularem livremente em varias capitais coletando informações e nada acontecer.
Alan Silva
E sera que eles realmente apagaram os dados?